Jundiaí

O digital como meio para aprender o inusitado

Segundo o Google, a busca por cursos on-line cresceu 130% nos últimos meses


ARQUIVO PESSOAL
Danielle Veiga, de 23 anos, aproveitou os meses em casa para turbinar o seu currículo com cinco novos cursos
Crédito: ARQUIVO PESSOAL

Após meses de pandemia vivendo em isolamento social, que atire a primeira pedra quem não se rendeu às plataformas digitais. Nessa onda de home office ou mesmo ensino a distância, os cursos on-line se tornaram uma opção não só para quem busca se profissionalizar, como também para os curiosos de plantão que decidiram aproveitar o tempo extra em casa para aprender algo novo.

E as estatísticas comprovam esta mudança. Segundo um estudo realizado pelo Google, a busca por cursos a distância teve crescimento de 130% no auge da quarentena.

Da arte à ciência, opções não faltam. A advogada Nathália Pacheco Cardoso de Brito, de 26 anos, por exemplo, decidiu entender um pouco mais sobre astrologia. "Encarei o curso como uma oportunidade de me aprofundar em um assunto que sempre me atraiu, bem como para gerar uma distração a mim mesma, em prol da minha saúde mental, e tem sido incrível", compartilha, alegando que a astrologia vai muito além do horóscopo e dos mapas astrais.

Para ela, abraçar o EAD foi mais simples do que parece, mas claro, demandou muita disciplina. "Eu já era adaptada ao ensino a distância antes da pandemia, por já ter realizado diversos cursinhos preparatórios dentro da minha profissão. Logo, acredito muito que este seja um meio de aprendizado muito válido, embora muito individual, exigindo muita disciplina do aluno", reitera.

Quem também optou por aprender algo novo via internet nos últimos meses foi a arquiteta e artesã, Thaís Araújo de Paula, de 26 anos, que ingressou em um curso sobre pintura botânica. "Recentemente fiquei muito próxima de temas relacionados ao design de parede e, como sempre apreciei as vegetações, decidi unir essa paixão aos projetos de parede que eu desenvolvo", explica.

Ela também se dedica ao lettering, a arte de desenhar e outras artes personalizadas em edificações. "O curso está contribuindo para que eu possa melhorar minhas técnicas de pintura e, consequentemente, meus projetos como um todo", conta.

Ainda que a possibilidade de aprender on-line seja ampla e encantadora, para Thaís nada substitui o ensino presencial. "Em alguns cursos o conteúdo já está pronto e você não possui uma interação direta e ativa com o educador, uma vez que são vídeos prontos disponibilizados em uma plataforma de ensino, o que também restringe a possibilidade de troca mútua de conhecimento", reflete.

O advogado Rodrigo Daniel Garcia, de 37 anos, por sua vez, agora domina a arte das abelhas. "Encontrei no site da Embrapa um curso sobre abelhas sem ferrão. Como eu sempre quis criar a espécie por hobby, decidi aprofundar meus conhecimentos, e tem sido muito interessante", pontua.

Com a agenda corrida mesmo durante a pandemia, para ele o ensino a distância serviu como uma luva. "Como as aulas ficaram gravadas organizo a minha rotina e assisto o conteúdo em um horário que eu tenha disponibilidade. Além disso, consigo manter atenção plena no assunto abordado, sem as distrações que geralmente nos 'tentam' em sala de aula", declara.

ESTUDOS POTENCIALIZADOS

Nem só de hobbies são os cursos on-line. Há também quem tenha aproveitado os recursos digitais para dar uma "turbinada" no currículo. A estudante de administração, Danielle Veiga, de 23 anos, fez cinco novos cursos nos últimos meses. "Eu vi a necessidade de complementar o conhecimento que eu tenho adquirido na faculdade, então fiz excel avançado, introdução à Gestão de Projetos, Administração de Materiais, Comunicação Empresarial e Fundamentos das Relações Internacionais", compartilha, alegando que alguns desses foram indicados pelos próprios professores.

CONHECIMENTO

Para aqueles que querem aproveitar as horas livres para aprender algo, seja por prazer ou pensando na carreira, estes portais podem ser ótimas opções. Confira:

FGV: https://educacao-executiva.fgv.br/cursos

Senac: https://www.ead.senac.br/

Casa do Saber: https://linktr.ee/casadosaber

Educa Mais Brasil: https://www.educamaisbrasil.com.br/cursos-gratuitos

Curso de Astrologia: https://cursodeastrologia.com.br/curso-online-de-astrologia/

Embrapa: https://www.embrapa.br/cursos

 


Galeria de Fotos


Notícias relevantes: