Jundiaí

No Dia do Dentista, profissionais comemoram avanços tecnológicos

SAÚDE A data reflete a importância sobre os cuidados com a saúde bucal, bem como os avanços da tecnologia digital para os diversos tratamentos


ARQUIVO JJ
Antonio Pacheco e os filhos André e Renato trabalham juntos
Crédito: ARQUIVO JJ

O Dia Nacional do Dentista, comemorado hoje (25), aponta como a inovação tecnológica é aliada à saúde bucal, aplicada a diversos tipos de tratamentos.

Atuando há 40 anos na área odontológica, o dentista Antônio Finati Pacheco, de 65 anos, se especializou no ramo das próteses bucais e sabe que o avanço dos aparelhos e dos instrumentos da área contribuem para maior acessibilidade.

"Nesses 40 anos de experiência pude acompanhar o avanço de muitas tecnologias, todas com o objetivo de facilitar o diagnóstico dos pacientes e consequentemente os tratamentos e aumentado os níveis de prevenção", diz Finati.

Dois filhos de Antonio Pacheco também se formaram em odontologia e trabalham com ele. Cada um em uma área, porém ambos também sabem que a tecnologia não pode ficar fora dos consultórios. Aos 39 anos, André Pacheco atua há 18 anos na área de implantodontia e periodontia. Ele ressalta que seguir os passos do pai foi algo natural. "Sempre me interessei pela área da saúde e, como acompanhávamos no dia a dia quando criança, a escolha aconteceu de maneira espontânea", declara.

Para ele, o futuro da profissão será a 'odontologia digital'. "Hoje em dia se fala muito nesse termo. Os exames, por exemplo, são praticamente todos digitais. Já temos scanners orais e, com o uso dessas ferramentas, diagnosticamos todos os problemas do paciente. Com isso podemos dizer que a tendência será uma odontologia menos invasiva para o paciente e buscando sempre o conforto além rapidez do tratamento, pois as pessoas buscam por algo mais ágil e eficiente e a tecnologia oferece isso", completa.

Para Renato Boscariol Pacheco, de 40 anos, especialista em reabilitação oral e próteses, a tecnologia não só facilita o trabalho para o dentista, mas também para o paciente que tem um diagnóstico mais preciso e rápido. "As lentes de contato dentais, finas camadas de porcelana que revestem os dentes, é um tipo de serviço que tem se difundido e é considerado um grande avanço. Elas ajudam na questão estética dos dentes", explica Boscariol.

Finati expressa que ter os filhos como parceiros de profissão é algo muito importante. "Feliz o pai em que os filhos acabam seguindo seus passos, inclusive na área profissional. A troca de linguagens e de experiências é algo satisfatório para mim", diz.

CUIDADOS DIÁRIOS

Especialista em prótese dentária e implantes há 21 anos, Paulo Guilherme Cunha de Souza, de 43 anos, aproveita a data para reforçar a importância dos cuidados com a saúde bucal. "A prevenção é essencial quando se trata de saúde bucal. Muitos pacientes quando me procuram já perderam muitos dentes por não praticarem hábitos que preservem a saúde dos dentes, por exemplo", explica Souza.

Além da prevenção, quanto ao futuro da profissão de odontologia, Souza reforça que as considerações são positivas. "É maravilhoso ver a tecnologia atuando na área, principalmente quando falamos em aparelhos e procedimentos, em especial na área de prótese dentária", completa.

O tempo dos tratamentos e dos procedimentos foram otimizados graças a esses avanços, o que contribui tanto para a comodidade do paciente quando para o trabalho do profissional. "Na área da endodontia, que seria o tratamento do famoso canal, você tem motores rotatórios que permitem que o dentista faça o canal em 2 horas, o que antes se levava em média 3 sessões para resolver. Sem falar na área de diagnóstico por imagem como a tomografia computadorizada. São avanços que contribuem e continuarão contribuindo para o avanço desta área", diz Souza.

 


Galeria de Fotos


Notícias relevantes: