Jundiaí

Colsan registra queda no atendimento

Hemocentro coletou cerca de 50 bolsas, o habitual é a coleta é de 100 a 120 diariamente


ARQUIVO PESSOAL
Aurea Denigres
Crédito: ARQUIVO PESSOAL

O estado de atenção para o estoque de sangue em São Paulo também se estende a Jundiaí, já que a Associação Beneficente de Coleta de Sangue (Colsan) tem registrado queda de 50% em seu atendimento diário.

A gerente administrativa da unidade, Áurea Denigres, de 51 anos, ressalta que na última terça-feira (10) o hemocentro coletou cerca de 50 bolsas de sangue, quando o habitual é a coleta é de 100 a 120 diariamente.

"A necessidade maior que temos é de sangue O negativo, considerado doador universal e o O positivo que pode ser usado em qualquer pessoa que possua fator Rh, ou seja, o tipo sanguíneo positivo. No momento não há falta de bolsas de sangue, mas precisamos intensificar o trabalho de conscientização sobre a importância das doações antes que chegamos ao estado crítico", explica.

Áurea ressalta que em momentos de maior atenção com a pandemia, o fluxo de doadores estava se mantendo. "Acreditamos que a retomada da rotina de trabalho presencial pode estar atrelada a esta evasão de doadores, mas contamos com a sensibilidade e solidariedade de todos e estamos intensificando a divulgação das campanhas para incentivar as doações", diz.

A Colsan atende 14 hospitais de Jundiaí e da Região, entre eles, o Hospital São Vicente (HSV) que utiliza uma média de 1 mil a 13 mil bolsas por mês. "Com a retomada da realização das cirurgias eletivas no HSV a utilização das bolsas é ainda maior. Temos que manter o estoque abastecido para suprir todas as demandas", ressalta Áurea.

DOAÇÕES

Pessoas que possuam de 18 a 65 anos de idade e não tenham passado por nenhuma cirurgia recente e que não façam o uso de medicamento contínuo, podem realizar a doação de segunda a sábado das 7h30 às 12h30 na Colsan que está localizada na rua 15 de Novembro, nº 1848 na, Vila Municipal. Mais informações pelo telefone (11) 4521-4025.


 


Notícias relevantes: