Jundiaí

Com alta demanda, bombeiros se dividem nas ocorrências

Entre janeiro e outubro deste ano, 19º Grupamento do Corpo de Bombeiros, atendeu a 25.114 ocorrências


ALEXANDRE MARTINS
O comandante Oswaldo Julião Junior alerta sobre os riscos do fogo no mato
Crédito: ALEXANDRE MARTINS

Entre janeiro e outubro deste ano, o 19º Grupamento do Corpo de Bombeiros (GB) do Estado de São Paulo, que responde por Jundiaí e mais 27 municípios, atendeu a 25.114 ocorrências. Em Jundiaí, cidade que também atende aos municípios de Várzea Paulista e Campo Limpo Paulista e sedia o 1º subgrupamento do 19º GB, a demanda tem sido alta, porém a corporação opera com apenas com dois caminhões autobombas, uma unidade de resgate, um autocomando e uma viatura oficial, além dos demais veículos de vistoria e deslocamento.

Apesar de não falar em número de efetivo, o comandante do 1º subgrupamento, Oswaldo Julião Junior, diz ser suficiente para prestar um bom atendimento. Ele adianta que neste ano a quantidade de ocorrências atendidas na Região aumentou.

"Houve aumento devido à questão do clima. Graças a Deus, na Serra do Japi, não tivemos incidentes porque a Guarda Municipal Florestal faz um trabalho excelente lá. Na Serra do Mursa, (região de Várzea Paulista) atuamos por três dias. Na época do fogo em mato é comum termos em serviço duas unidades, mais uma de administrativo e uma de bombeiros que estão de folga. Colocamos quatro equipes a mais e mesmo assim não é possível atender imediatamente a todas as demandas", diz ele sobre a possível demora no atendimento de algumas ocorrências, porém reforça que todas são atendidas.

ALERTA

O comandante Julião chama atenção sobre o perigo do uso do fogo sem consciência. "Prejudica o meio ambiente e as pessoas no entorno. A pessoa em uma edificação tem que ter ciência de que, se a estrutura é cercada por muros, dificilmente o fogo passará para a edificação dela. Na área rural, pedimos que a população faça o asseio", conta, sobre o corredor que deve ser feito na vegetação para que o fogo seja extinto e não avance.

ANEXAÇÃO

O 1° subgrupamento do 19º GB é responsável pelo municípios de Jundiaí, Campo Limpo Paulista, Várzea Paulista, Cabreúva, Itupeva, Vinhedo, Louveira e Valinhos. O 2° abrange as cidades de Bragança Paulista, Vargem, Morungaba, Tuiuti, Pinhalzinho, Pedra Bela, Socorro, Joanópolis, Atibaia, Bom Jesus dos Perdões, Nazaré Paulista, Piracaia, Jarinu, Amparo, Pedreira, Serra Negra, Monte Alegre do Sul, Lindóia, Águas de Lindóia e, mais recentemente, Itatiba, que conta com bombeiros municipais e foi anexada ao 19º GB para fins de atendimento, tendo agora o acionamento integrado ao 193.

Para a instalação de Estação de Corpo de Bombeiros é necessária a realização de um convênio com o município e dentre os que compõe a área de atuação do 19º GB há parcerias com Jundiaí, Itupeva, Vinhedo e Valinhos, que atendem ao 1º subgrupamento.

Bragança Paulista, Serra Negra, Lindóia, Amparo, Atibaia e agora Itatiba são estações do 2º subgrupamento. As demais cidades dos subgrupamentos sem estações são atendidas pelas unidades mais próximas.


 


Notícias relevantes: