Jundiaí

Cuidados com a pele em alta durante a pandemia

SKIN CARE Cai consumo de produtos de maquiagem e aumenta procura por itens de autocuidado


ALEXANDRE MARTINS
Ruth e as filhas Renata, Eliane e Karine incentivam umas às outras a manter rotina de cuidados com e pele
Crédito: ALEXANDRE MARTINS

Durante a pandemia, questões como bem-estar e autocuidado passaram a ter mais relevância na vida das pessoas. Com o isolamento social, muitas mulheres passaram a sair de casa somente em caso de necessidade e mesmo assim usando máscaras.

Diante destas mudanças, as mais atentas passaram a usar menos maquiagem e investir em produtos para o cuidado com a pele.

Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), as vendas de maquiagem para o rosto caíram 19% no período de janeiro a junho de 2020 em comparação ao mesmo período do ano passado. Ao mesmo tempo, o consumo de máscaras faciais cresceu em 51,7% no mesmo intervalo.

Entre os líderes de venda, a pesquisa destaca os produtos voltados ao antienvelhecimento, como cremes anti-sinais e anti-rugas que apresentaram crescimento de 5% nas, loções de tratamento para a região dos olhos com um aumento de 29,6%, e de outros produtos multifuncionais, com os BB creams que foram 8,9% mais vendidos no período.

Para a agente de desenvolvimento infantil Rute Francisco Santana Ferreira, de 53 anos, mãe de quatro filhos, sendo três mulheres, Renata de 37 anos, Eliane de 34 anos e Karine de 27, os cuidados com a pele fazem parte do dia. Apesar de cada uma ter uma rotina, os produtos de beleza nunca faltam.

"Antigamente não tínhamos essa preocupação com a pele e nem tanta informação como hoje, principalmente com relação ao protetor solar. Assim que tive acesso de como cuidar melhor da minha pele, sempre passei a importância desse cuidado para minhas filhas", afirma Ruth.

Eliane Santana Ferreira, de 34 anos, uma das filhas de Ruth, é uma das grandes incentivadoras para que toda a família se cuide. "Sou fisioterapeuta e tenho pós-graduação em Dermato Funcional e por isso meus cuidados se intensificaram depois da pós. Aproveitei para repassar meus conhecimentos para minhas irmãs inclusive incluindo a rotina do skin care de uma maneira mais eficaz. Na minha rotina por exemplo, eu uso sabonete específico para o rosto, um tônico específico para minha pele e, durante o dia, utilizo protetor solar facial e a noite hidratante facial e antiaging, além de um produto específico para região dos olhos", diz.

Ela reforça que o mais importante é que mesmo tendo estudado sobre o assunto, nunca deixa de consultar um dermatologista para ter orientações sobre os produtos ideais.

ORIENTAÇÕES

A dermatotogista Valéria Campos reforça a importância do protetor solar em qualquer ocasião. "Aumentou o consumo de produtos para melhorar a aparência da pele, mas, por exemplo, o consumo do filtro solar, cuidado mais importante, caiu durante a pandemia. As pessoas estão mais preocupadas com a aparência do que com a saúde da pele. Estamos no mundo de imagem, de mídias sociais, onde todo mundo quer aparecer feliz, bonita e saudável do ponto de vista externo. O filtro solar deve estar presente em qualquer rotina de cuidados, devendo ser aplicado de manhã e reaplicado na hora do almoço, não necessariamente a pessoa tem que lavar e tirar tudo, ela pode passar só por cima.

Segundo reforça, o filtro solar em pó é uma ajuda importante para quem não tem tempo de se maquiar. "Existe filtro solar em pó, que você pode passar na hora do almoço, mas é preciso ser reaplicado mesmo em dias nublados e chuvosos. Para quem fica muito perto de janela, tem que passar ainda mais uma vez, de quatro em quatro horas."

Renata Ferreira também intensificou os cuidados com a pele durante pandemia e elogia a mãe e as irmãs que fazem questão de se cuidarem. "Confesso que nem sempre tive uma preocupação com a saúde da minha pele, principalmente quando era mais nova, mas minha irmã Eliane adora esses assuntos e acaba me incentivando. Sempre peço indicação dela quando o assunto são cuidados básicos e ela vive puxando nossa orelha e nos lembrando da importância da gente se cuidar, não só da pele, mas da saúde em geral."

Para Valéria Campos, além de produtos específicos para cuidar da pele é preciso ter uma rotina saudável. "Minha dica para quem quer começar a cuidar da pele é ter uma alimentação saudável, usar filtro solar, fazer exercício físico para melhorar a oxigenação da pele e dormir bem. Esses são os cuidados que eu mais recomendo", orienta.

Karine Santana Ferreira, caçula do 'clã' Ferreira, tem a sorte de ter bons exemplos dentro de casa. "Eu cuido da minha pele desde que comecei a usar maquiagem e intensifiquei os cuidados após os 18 anos. Sempre vi minha mãe e minhas irmãs se cuidando, então se tornou algo natural para mim. Quanto mais cedo começar a se cuidar, melhor. Depois que intensifiquei os cuidados notei bastante diferença, algumas manchinhas de sol clarearam, a oleosidade ficou controlada e minha pele está mais saudável e hidratada."

A limpeza dever ter atenção especial no cuidado com a pele e Valéria Campos dá algumas dicas. "A limpeza do rosto no geral é importante, mas a da noite é fundamental. Neste horário é preciso tirar toda a maquiagem. Uma dica que eu dou é passar uma ou duas vezes por semana um óleo, como o de coco natural porque ajuda a tirar produtos que são solúveis, como poluição e maquiagens. A água micelar também é uma ótima opção, seguida da lavagem com água e sabão. Para o sabão, a dica é não usar um muito agressivo e sim um com ph fisiológico chamado de syndets", orienta.


Galeria de Fotos


Notícias relevantes: