Jundiaí

Suculentas garantem beleza e bem-estar durante o isolamento

BOLA DA VEZ Existem muitas espécies de suculentas com cores e texturas variadas e, além de bonitas, elas podem ser encontradas a partir de R$ 3


DANIEL TEGON POLLI
Para Elisabete De Bastiani a procura por plantas aumentou na pandemia
Crédito: DANIEL TEGON POLLI

Tendência em decoração e paisagismo, as suculentas estão cada vez mais populares na casa das pessoas. Ideais para quem não tem muito tempo para jardinagem, a planta, que retém muito líquido, exige poucos cuidados e se adaptam em diferentes espaços.

Elisabete de Bastiani, proprietária de um viveiro de suculentas no bairro Cidade Nova, diz que a popularidade das plantas vai além da facilidade no cultivo. "Elas são tão populares porque têm uma variedade muito grande. Existem muitas espécies de suculentas com cores e texturas variadas. São muito bonitas e por isso que quem coleciona sempre quer mais uma. Além disso, os preços são super atrativos. Aqui no viveiro nós temos mudas de suculentas a partir de R$ 3. Temos também bandejas para iniciantes que vem 15 mudas em cada uma e geralmente as pessoas pegam uma de cada para poder montar seu jardim ou terrário."

O cuidado com as plantas faz parte da rotina da aposentada Marlene Fernandes Ferreira. "Eu sempre gostei de plantas e tenho o hobby de cultivar e cuidar das plantas me faz bem. Tenho outros tipos de flores, mas ultimamente as suculentas e os cactos dominam o espaço porque são fáceis de cuidar. Como faço parte do grupo de risco, na pandemia tive que permanecer em casa e as plantas se tornaram as coisas mais fáceis, elas foram fundamentais."

Elisabete afirma também que cultivo de plantas está relacionado ao bem-estar, principalmente durante o isolamento social. "Na pandemia as vendas aumentaram bastante, o interesse pelas plantas cresceu de uma forma assustadora. As pessoas ficaram mais dentro de casa e tiveram mais tempo para cuidar da casa, do jardim e o cuidado com as plantas foi um fator importante nesse momento tão delicado que a gente está vivendo, servindo como terapia, uma forma de relaxar. As plantas estão tendo um papel muito legal, quer dizer, trazer um pouco de paz e de esperança para as pessoas. E esse aumento nas vendas eu acho que foi um fator positivo, tanto pelo lado de comerciante, mas também porque nossas plantas estão levando saúde para as pessoas."

ORIENTAÇÕES

Para a paisagista Alessandra Amaral, o uso das suculentas na decoração pode ser diversificado. "Elas podem ser usadas em várias composições diferentes como em arranjos, floreiras, guirlandas e buquês. É só usar a criatividade. Além disso, podemos criar lindos jardins pois as suculentas possuem diversas formas, tamanhos, texturas e cores."

A também paisagista Maria Inez Maciente Biazi dá dicas de como fazer um terrário. "As suculentas também podem ser usadas em terrários, desde que seja feita uma boa drenagem, já que normalmente os vidros não possuem furos. Na primeira camada é necessário que haja uma quantidade generosa de pedras maiores, do tipo argila, que irá absorver o excesso de umidade e garantir que as decomposições vão para o fundo do vaso", orienta.

SIGA NAS REDES

Elisabete de Bastiani, proprietária de um viveiro de suculentas - Facebook: Elisabete de Bastiani

Paisagista Alessandra Amaral - Instagram: @paisagismoalessandraamaral

Paisagista Maria Inez Maciente Biazi - Instagram: @mariainesbiazi

 


Galeria de Fotos


Notícias relevantes: