Jundiaí

Turismo local se mantém em pé diante da pandemia

CIRCUITO RURAL Nenhum estabelecimento encerrou suas atividades e mercado está aquecido na cidade


ARQUIVO PESSOAL
Os pequenos Mônica e Gabriel em visita à Vinícola Saccomani
Crédito: ARQUIVO PESSOAL

Mesmo com a pandemia, que manteve os estabelecimentos fechados por quase seis meses, o turismo de Jundiaí conseguiu ficar de pé e nenhum dos 100 estabelecimentos de turismo da cidade encerrou suas atividades. A Prefeitura de Jundiaí apoiou com projetos e atividades que aqueceram a economia, mas as verbas de turismo do governo estadual foram cortadas, embora a cidade seja de interesse turístico.

De acordo com os proprietários, desde que reabriram, em agosto, o movimento voltou ao normal por ser o tipo de turismo que as pessoas procuram em um momento de isolamento social, com área verde, espaço aberto e segurança. O aquecimento do mercado se intensificou em novembro, quando a cidade foi classificada na fase verde. "Mesmo depois do retorno para a Fase Amarela, o movimento se manteve. Isto engloba as rotas da Uua, do vinho e o Circuito das Frutas", adianta a diretora do Departamento de Fomento ao Turismo de Jundiaí, Marcela Moro.

O turista que vem a Jundiaí costuma ficar um dia para ver a paisagem, almoçar uma comida "italorural", visitar uma adega, comprar frutas e voltar para casa depois. Com a participação em feiras do Brasil todo, o intuito é trazer pessoas de outros estados. "Esse fim de semana teremos turistas do Rio Grande do Sul e de São José do Rio Preto", diz Marcela.

Dinah Thomazetto Zanatta, proprietária do restaurante Travitália, acredita que a proposta mais rural seja o principal atrativo. "O restaurante é totalmente aberto, com mesas embaixo das árvores. As pessoas procuram lugares mais retirados, com mais verde, bastante ar livre e gostam de trazer os pets, que é o que têm chamado a atenção", diz.

Segundo ela, desde agosto o estabelecimento o restaurante tem mantido uma crescente em movimento, inclusive com clientes de São Paulo. "Só fechamos durantes as festas de final de ano, mas mantivemos o delivery e a retirada de pedidos, o que não pagou as pagou as despesas. O objetivo mesmo foi nos mantermos ativos para termos como alimentar as redes sociais e não cairmos no esquecimento. Aproveitamos para ampliar a área externa, espaço onde as pessoas querem ficar nesse momento de pandemia", conta satisfeita ao lembrar que o movimento no final de semana é de até 600 clientes.

AO AR LIVRE

O responsável pelo turismo da Vinícola Saccomani, Eduardo Ribeiro, explica que apesar do ano ter sido difícil, o turismo se mantém de pé e com perspectiva de melhora. "Estamos nos reinventando para acompanhar cada vez mais as mudanças que acontecem. Esse ano por exemplo abriremos trilhas na propriedade, eventos para ciclistas, um restaurante rural com uma proposta mais moderna e outros eventos."

O proprietário da Bella Mattina, Bruno Thomazetto, dono da Bella Matina, aproveitou o tempo em que estiveram fechados para fazer algumas melhorias no local. "Construímos uma fazendinha e um lago para tornar o espaço mais atraente", conta.

Ele teve receio de que o movimento fosse cair, mas foi surpreendido, em especial por se tratar de um restaurante especializado em café colonial. "Estamos com o movimento igual ao de antes, porém com todas as regras de segurança sanitária. É obrigatório o uso de máscara na área do bufê, entregamos luvinhas de plástico e outras medidas de higiene".

Seu principal público vem da capital paulista. "Hoje 70% do nosso público vem de São Paulo e os outros 30% são entre moradores de Jundiaí e toda a região." Essa clientela costuma ser atraída pelas redes sociais.

A farmacêutica Fabiana Esquivel considera esses ambientes ao ar livre mais seguros para levar as crianças. Mãe da Mônica, de 5 anos, e do Gabriel, de 3, e já esteve na Vinícola Saccomani. "Tem muita coisa para as crianças fazerem e dá para manter um distanciamento seguro. O lugar é muito bonito, bem conservado, e o local onde servem almoço é bem aberto."

 

Travitália Bar e Restaurante
Almoço de 5a a domingo
WhatsApp: (11)4582-1883
www.travitalia.com.br

Bella Matina
Café da manha colonial aos sábados e domingos
WhatsApp: (11) 98915-8299

Vinícola Saccomani
Por agendamento
WhatsApp: (11) 97351-4359
www.vinicolasaccomani.com.br


Galeria de Fotos


Notícias relevantes: