Jundiaí

Com vasta experiência olímpica, Tarallo assume esporte em Jundiaí

novo comando da pasta Luiz Claudio, com boa formação na área esportiva, assume a pasta de Esporte e Lazer de Jundiaí no lugar de Luiz Trientini


DANIEL TEGON POLLI
Tarallo assume a pasta de Esporte e Lazer em meio à pandemia de coronavírus com muitas restrições
Crédito: DANIEL TEGON POLLI

Ano novo e mesma gestão após a reeleição de Luiz Fernando Machado (PSDB). Mas muitas pastas da Prefeitura de Jundiaí terão novos gestores para o período de 2021 até 2024. A Unidade de Gestão de Esporte e Lazer (UGEL) foi uma delas. O escolhido para ocupar o cargo foi o ex-treinador de basquete feminino Luiz Claudio Tarallo, de 54 anos. Ele irá substituir Luiz Trientini.

Natural de Louveira, mas com o título de cidadão jundiaiense recebido no ano passado, Luiz Claudio Cicchetto Tarallo é professor de Educação Física, pedagogo e pós-graduado em Exercício Físico e Saúde. Ele começou a se dedicar ao esporte em 1988, quando era preparador físico da equipe de basquete do Divino. Ficou no cargo até 1992, se tornando o técnico do time.

Tarallo sempre treinou equipes femininas da modalidade. Entre elas seleções paulista e brasileira de para a Olimpíada de Londres em 2012. Esteve à frente das categorias sub-16 até 21 do esporte.

Também já participou de várias competições além dos Jogos Olímpicos. Foram 10 campeonatos brasileiros, 15 torneios internacionais, cinco sul-americanas, chamadas de Copa América, quatro pré-mundiais e quatro mundiais. Conquistou o prêmio de melhor técnico de basquete do ano da Federação Paulista de Basquete por 11 vezes.

Em Jundiaí, o novo gestor da UGEL treinava o time de basquete feminino de Jundiaí por 27 anos, deixando o posto para assumir a pasta da prefeitura. Há 30 anos, atua na rede dos Colégios Vicentinos como professor, coordenador de Educação Física e Esportes e orientador educacional.

NOVO DESAFIO

Luiz Claudio Tarallo conta que recebeu com muito orgulho o convite para se tornar o novo gestor do próprio prefeito. "Fui convidado por Luiz Fernando e o vice Gustavo Martinelli (DEM) para participar da UGEL e aceitei logo de cara. É uma honra participar de um governo vitorioso e desta ótima gestão que a cidade está tendo", disse o professor.

Para os próximos quatro anos à frente da pasta, o treinador promete muito trabalho e integração do esporte com a população. "Nesses próximos anos pretendo ter resultados e entregas. Vou buscar a oportunização da prática esportiva, conectando com saúde e educação, além de dar apoio aos atletas profissionais e à população que pratica exercícios como lazer", afirmou.

ESPORTE NA PANDEMIA

Ao ser questionado como o esporte vai se comportar na pandemia, Tarallo afirmou que é necessário ter cautela e aguardar as orientações da pasta da saúde. "Ano passado, durante o isolamento social, a UGEL promoveu lives, reuniões educativas, entre outras coisas que pudessem ser acessíveis a todos que estão em casa. Infelizmente, muitas práticas ainda estão interrompidas para, justamente, preservar a saúde dos nossos atletas".

Foi comentado também em relação aos campeonatos regionais, como o do futebol amador e os que o TIME Jundiaí participa. Segundo Tarallo é necessário esperar uma resposta da parte de Saúde, mas ainda é cedo para tocar no assunto. "Ainda estamos no começo do ano. Os treinadores e atletas só retornam às atividades em fevereiro, aí decidiremos como será feito esse atendimento aos profissinais esportivos, pois não é possível ter qualquer campeonato sem atendimento presencial", declarou o gestor.

POPULAÇÃO SAUDÁVEL

Atualmente, várias práticas esportivas não podem acontecer por conta da circulação do coronavírus e a falta da vacina contra a doença.

Alguns Centros Esportivos na cidade, como o da Vila Comercial e da Vila Rami, recebem os cidadãos para a caminhada dentro dos complexos.

Tarallo falou sobre essa prática saudável dos jundiaienses, que é o máximo que podem fazer até o momento, mas não deixou de expressar o quanto faz falta a quantidade de pessoas. "Nós temos saudade dos centros esportivos ativos, com muitas pessoas praticando exercícios, não só aquelas que buscam uma vida saudável, mas pessoas idosas e crianças que iam nos complexos brincar, jogar bola".

Ele espera que a vacina ajude neste processo. "Quando sair a vacina e todos estiverem imunizados e seguros, estaremos recebendo as pessoas de braços abertos", finalizou Tarallo, o novo gestor da Unidade de Gestão de Esporte e Lazer (UGEL).


Galeria de Fotos


Notícias relevantes: