Jundiaí

AUJ vacina 33% dos profissionais de saúde

PROFISSIONAIS DA SAÚDE Jundiaí recebeu até o momento 8,3 mil doses para combater o coronavírus


ARQUIVO PESSOAL
Ana Lucivalda de Holanda recebeu a 1ª dose dia 22 de janeiro
Crédito: ARQUIVO PESSOAL

Após uma semana do início da vacinação contra covid-19, as sete cidades do Aglomerado Urbano de Jundiaí (AUJ) seguem vacinando seus profissionais da saúde, porém não há doses suficientes para imunizar todos os trabalhadores nesta primeira fase da vacinação em quase todos os municípios.

Até o momento, 6.684 profissionais foram vacinados na região, sendo o registro de 22.578 profissionais, o que significa uma média de 33%, lembrando que, juntas, as sete cidades do AUJ somam 821.410 mil moradores.

Jundiaí recebeu até o momento 8,3 mil doses de vacina contra covid-19, sendo 4,7 mil doses da Coronavac e 3,6 mil doses de vacinas Oxford/AstraZeneca. A cidade tem aproximadamente 15 mil profissionais da saúde e até o momento 3.857 pessoas já foram vacinadas. Jundiaí possui atualmente 423.006 habitantes.

A enfermeira Taynah Santos Lucena, que atua em um hospital privado de Jundiaí, foi contaminada pelo vírus e reforça a importância da vacinação em profissionais da saúde. "Acho importante todos se conscientizarem em tomar a vacina. Estamos na linha de frente e atendemos muitas pessoas. A vacina foi criada baseada em conhecimento científico a chegada dela foi muito esperada e é um alívio, uma esperança. Que tudo passe logo."

Dos 120.572 moradores de Várzea Paulista, 2.500 são profissionais da área de saúde, sendo que 688 deles já foram imunizados. O município recebeu 920 doses da CoronaVac e 690 doses da Oxford/ AstraZeneca e não há estimativa de quando conseguirão vacinar a todos, já que dependem dos governos federal e estadual para o recebimento de novas doses.

Ana Lucivalda de Holanda, moradora de Várzea Paulista e técnica de enfermagem há 24 anos em um hospital público de Jundiaí, tomou a primeira dose da vacina no dia 22 de janeiro e estava ansiosa pela chegada da vacina. "Para nós da saúde o início da vacinação foi de suma importância, pois estávamos preocupados com nossos familiares. Quando a vacina chegou fiquei feliz, mas um pouco preocupada, pois não sabíamos se haveria alguma reação. Agora estamos vacinados, bem e ansiosos pela segunda dose. É uma sensação de alívio, de esperança."

Em Jarinu, 400 profissionais atuam na linha de frente contra a covid-19 e até o momento 359 vacinas já foram aplicadas e outras 210 doses serão ministradas em profissionais da saúde tanto da rede particular quanto da rede privada que não foram contemplados com o primeiro lote.

O município recebeu 319 doses da CoronaVac e 250 Oxford/ AstraZeneca.

A conclusão da vacinação dos profissionais está prevista para os próximos dias. A população atual de Jarinu é de 30.617 pessoas.

Para o fisioterapeuta Felipe Otomura, que trabalha com reabilitação de pacientes e tomou a vacina dia 22 de janeiro, é importante vacinar todos os profissionais para que tratamentos não sejam interrompidos. "Aqui na fisioterapia atendemos pacientes de todas as idades, mas temos uma grande porcentagem de idosos. Então acho de extrema importância a vacinação dos profissionais da saúde para prevenir e diminuir o risco de contaminação.

Assim, os pacientes e os profissionais ficam mais seguros para dar continuidade ao tratamento."

Itupeva recebeu 440 doses da vacina Coronavac e 340 da Oxford/AstraZeneca, mas até o momento 579 profissionais foram imunizados. O público total de profissionais atuando na cidade é de aproximadamente 1600 pessoas. Itupeva tem atualmente uma população total de 61.252 habitantes.

Cabreúva por sua vez recebeu 320 doses da Coronavac e 240 da Oxford/AstraZeneca. Até o momento 236 profissionais da saúde já foram vacinados, de um total de 484 trabalhadores da área. O município possui atualmente 50.429 habitantes.

Campo Limpo Paulista recebeu um total de 1200 doses de vacina contra covid-19, sendo 680 da Coronavac e 520 da Oxford/AstraZeneca. A cidade possui 1.594 profissionais da saúde e até o momento 600 já foram vacinados. Campo Limpo Paulista tem atualmente uma população de 85.541 pessoas.

Louveira recebeu 750 doses de vacina contra covid-19 sendo 440 da Coronavac e 310 da Oxford/AstraZeneca. Até o momento 365 pessoas já foram vacinadas e a cidade possui cerca de 1 mil profissionais na área da saúde. A população atual de Louveira é de 49.993 habitantes


Galeria de Fotos


Notícias relevantes: