Jundiaí

Jundiaí inicia a vacinação de idosos em Instituições de Longa Permanência

Neste sábado (30), começaram a ser vacinados contra a covid-19 idosos que residem em Instituições de Longa Permanência (ILPIs) e profissionais que atuam nas instituições. A campanha segue a priorização dos grupos determinada pelo Plano Nacional de Imunização


Divulgação
Em Jundiaí são 1 mil pessoas entre idosos e profissionais que atuam em ILPIs Assessoria de Imprensa
Crédito: Divulgação

O município iniciou, na manhã desta sábado (30), a vacinação contra a COVID-19 em idosos que residem em Instituições de Longa Permanência (ILPIs) e profissionais que atuam nas instituições e segue a priorização dos grupos determinada pelo Plano Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde (MS).

Maria Sacchetto, 95 anos, reside na Cidade Vicentina e foi a primeira idosa em ILIPI a ser vacinada.

O administrador da Cidade Vicentina, Wlaudinei dos Santos, comemora o início da vacinação na instituição que cuida de aproximadamente 70 idosos. “Todos que residem aqui estavam ansiosos para o momento da vacinação. Na Cidade Vicentina, estamos atuando com o isolamento dos idosos. Em breve, poderemos voltar com as visitas, talvez não com o contato físico, mas pelo menos com a presença dos familiares na instituição. Esse é o maior anseio de todos neste momento”, conta.

A enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Maria do Carmo Possidente, explica sobre esse momento da imunização. “Em Jundiaí, são aproximadamente 1 mil pessoas que vivem e trabalham nas Instituições de Longa Permanência e todos serão vacinados. É mais um etapa que estamos vencendo contra a COVID-19”, diz.

O município recebeu, até o momento, 8,4 mil doses de vacinas contra a COVID-19, sendo 4,7 mil doses da Coronavac e 3,6 mil doses de vacinas Oxford/AstraZeneca. Até ontem (29), a cidade já alcançava a imunização de 5.446 trabalhadores da saúde entre os setores públicos e privados.

“Temos cumprido as diretrizes do nosso Plano Municipal de Imunização, desenvolvido em linha com as orientações dos governos federal e estadual. E, a partir da disponibilização de mais vacinas, ampliaremos a imunização das pessoas que fazem parte dos grupos prioritários. Os esforços são para cumprir o planejamento previamente estabelecido para fortalecer a segurança sanitária de Jundiaí”, comenta o prefeito Luiz Fernando Machado.

Maria Sacchetto, 95 anos, foi a primeira idosa em ILPI a ser imunizada


Galeria de Fotos


Notícias relevantes: