Jundiaí

Em Jundiaí, 75 ocorrências de aglomerações registradas

FINAL DE SEMANA Centenas de pessoas se reuniram em diversos pontos e até o Juizado de Menores foi acionado


DIVULGAÇÃO
Jefferson Torelli diz que o Juizado vem agindo contra as aglomerações
Crédito: DIVULGAÇÃO

Em plena Fase Vermelha do Plano SP em todo o estado, o final de semana foi de aglomerações em Jundiaí, mesmo com a Guarda Municipal (GM) de Jundiaí, a Polícia Militar (PM) e o Juizado de Menores agindo em diferentes frentes para impedi-las.

Somente a Guarda Municipal 75 ocorrências entre a sexta-feira (29) e a madrugada desta segunda (1) foram registradas. A ação das autoridades policiais impediu um pancadão no São Camilo.

No sábado a PM realizou uma ação para evitar aglomerações ao lado do supermercado Extra do Centro. Visando evitar a presença de jovens no local, inclusive menores, a PM ocupou o espaço.

Esta última ação foi requisitada pelo juiz da Vara da Infância e Juventude de Jundiaí, Jefferson Barbin Torelli depois de várias denúncias recebidas. O trecho da avenida 9 de Julho entre o pontilhão da avenida Jundiaí e o Extra do Centro foi ocupado.

"Recebemos denúncias de menores consumindo bebida alcoólica, se envolvendo em brigas e até o uso de drogas. Isso acontecia ao lado do Extra e na praça triangular na rua do Retiro. Encaminhamos ao comissariado do Juizado de Menores e falamos com o comando da Polícia Militar para a ação. A ideia é que isso se torne rotineiro", explica ele, sem informar porém locais e datas, para não haver influência sobre a ação.

O juiz Torelli reforça que o trabalho feito é para evitar os pancadões. "Em alguns locais têm ocorrido essas aglomerações e buscamos atuar dentro do possível. O ideal seria que as pessoas tivessem consciência do momento e não fizessem aglomerações", conta o juiz sobre o trabalho realizado.

FORÇAS

A Prefeitura de Jundiaí, por meio da Guarda Municipal e do Centro de Operações Táticas (COT), informa que das 75 ocorrências registradas por meio do telefone 153 e App da Prefeitura, apenas quatro foram na 9 de Julho. As equipes de patrulhamento orientaram as pessoas sobre os riscos de contágio e solicitaram obediência à Fase Vermelha do Plano São Paulo. Viaturas do 11º BPM/I da Polícia Militar também estiveram no local.

O comandante da GMJ, Benedito Marcos Moreno, diz que a final da Copa Libertadores no sábado influenciou as aglomerações. "O jogo contribuiu para o aumento. Havia torcedores aglomerados em diversos pontos da cidade, além da 9 de Julho. Neste local, ao lado do Extra, as aglomerações tinham parado, inclusive houve um tempo em que estava bem forte e fizemos ações com a PM e o Juizado ali e tinham parado", relata.

Ele lamenta o retorno em pontos específicos. "As aglomerações voltaram há algumas semanas e vamos agir de forma mais pontual ali para essas aglomerações acabarem de novo", afirma.

A GM destaca que, desde o ano passado, em parceria com a PM, têm desenvolvido ações em diversos bairros com histórico de aglomerações. Também está em desenvolvimento o planejamento de ações pela cidade em parceria com o Juizado de Menores e forças de segurança.

Em nota, a Polícia Militar informa que, com relação à 9 de Julho, recebeu dois acionamentos de perturbação de sossego na noite de sábado (30), deslocou equipes ao local e reforçou o patrulhamento na região.

A PM também informa que desde o início da pandemia presta apoio a órgãos municipais e vigilância sanitária, responsáveis pelas fiscalizações e demais ações para coibir a aglomeração de pessoas. O descumprimento das medidas necessárias pode ocasionar interdições pelos municípios, com apoio da Vigilância Sanitária Estadual e PM. Paralelamente, a instituição realiza um trabalho de orientação ao público sobre as formas de prevenção com alertas sonoros emitidos pelas viaturas.

 


Galeria de Fotos


Notícias relevantes: