Jundiaí

Crianças aprendem em meio à natureza

Duas turmas dos 3º anos da Emeb Aparecida Merino Elias tiveram aula de produção de texto ao ar livre


DIVULGAÇÃO
A aula de produção de textos oferece uma nova experiência
Crédito: DIVULGAÇÃO

A aula de produção de texto de duas turmas dos 3º anos da Emeb Aparecida Merino Elias, dentro do projeto de desemparedamento das escolas, desenvolvido pela Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Educação, foi ao ar livre unindo contação de histórias e cantos.

A aula de produção de textos sob as árvores, que aproveita o espaço aberto da escola e oferece uma experiência diferenciada para os alunos, faz parte do projeto que preconiza as atividades em áreas ao ar livre em conjunto com a aprendizagem, seja no espaço da própria escola, como em equipamentos públicos que fazem parte da região da unidade escolar, em parques e inclusive no Mundo das Crianças.

A professora do 3º ano D, Maria de Fátima Ribeiro Correia Marques, comenta que o desemparedamento desenvolve e estimula a criatividade dos alunos. "Percebi que as crianças estão mais focadas durante as atividades externas como, por exemplo, na atividade produção de textos, quando trabalhamos o ouvir, a atenção, a continuidade e a própria criação da história, eles se prendem mais nas tarefas", detalha.

Júlio César Linjone Paes, 9 anos, contribuiu com diversos pontos da história. Participativo, o aluno comentou que está gostando muito do novo formato das aulas. "Contar a história assim foi mais legal do que só escrever. As atividades estão bem diferentes e mais divertidas. Está muito mais legal estudar fora da sala de aula. Eu estou adorando esse novo formato e ter voltado para a escola", contou.

CONTATO COM A NATUREZA

A parceria com o Instituto Alana, por meio do programa "Criança e Natureza", firmou o compromisso de criar condições favoráveis juntamente com a Unidade de Gestão de Educação para que as crianças se desenvolvam em contato direto com ambientes naturais.

Aliado a isso, o governo municipal tem a preocupação de consolidar as melhores políticas públicas que envolvam as crianças da cidade, assegurar o desenvolvimento presente e o futuro.

"Jundiaí é uma cidade onde as práticas educacionais são observadas diante dos melhores critérios, o desenvolvimento da educação a partir da natureza, do brincar, a partir do socializar. O desemparedar é eliminar os muros das escolas, tirar do ambiente da sala de aula, exclusivamente, o dever de educar. Desenvolver o futuro para que a cidade seja competitiva não só pelos seus aspectos geográficos pela sua localização, pela sua industrialização, pelo seu processo de serviço, fazer com que a cidade seja forte a partir das pessoas, a força de Jundiaí está na força das pessoas e das crianças", comenta o prefeito Luiz Fernando Machado.

(Da Redação)

 


Notícias relevantes: