Jundiaí

Em duas horas, 76% dos idosos esperados foram imunizados

PARQUE DA UVA 500 senhas serão distribuídas para pessoas com 90 anos ou mais, quem está acamado recebe as doses em casa


DIVULGAÇÃO
Abigail Gonçalves Copetti foi a primeira imunizada no parque da Uva
Crédito: DIVULGAÇÃO

Idosos com mais de 90 anos começaram a receber a vacina contra a covid-19 na Região nesta segunda-feira (8) tanto no sistema drive-thru, como em atendimento domiciliar. Em Jundiaí, em duas horas de vacinação, 380 doses foram aplicadas, o que significa 76% do esperado para o dia, que era de 500. A vacinação para este público prossegue até a quarta-feira (10).

Um dos primeiros vacinados em casa, devido à mobilidade reduzida, foi o artista plástico Inos Corradin, de 92 anos. "Estou aliviado em tomar a vacina", disse emocionado.

Já no Parque da Uva, a primeira vacinada foi a moradora da Vila Arens, Abigail Gonçalves Copetti, de 94 anos. "Esta é a primeira vez que saio de casa, há quase um ano. Estou muito feliz em tomar a vacina".

O segundo da fila, Fioravante Zicatti, de 97 anos, morador do Jardim Pacaembu, disse que chegou lá às 16h para garantir um dos primeiros lugares. "Acho que a vacinação ajuda muito os mais velhos e acho certo começar por nós. Eu tenho esperança que a situação vai mudar", diz ele.

Tomando a vacina juntos, o casal José Zacarias Teixeira, de 92 anos, e Ilda de Brito Teixeira, de 93, do Centro, chegou ao local às 16h20. "O mundo inteiro estava esperando a vacina. Estou chorando até agora porque a agulha é deste tamanho", brinca José mostrando com as mãos o tamanho da agulha.

Helena do Reis Moreira, de 93 anos, diz que estava cumprindo todas as medidas sanitárias à risca. "É muita expectativa. A gente tem que ter esperança de melhora", conta ela que pretende descansar a mente quando a pandemia acabar.

O gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), Tiago Texera, acredita que o processo de imunização será mais ágil agora e que o município deve receber mais doses a cada entrega. "A tendência é que chegue um número maior porque agora a produção é nacional. Isso, com certeza, fará com que o plano estadual de imunização seja mais célere. Esperamos receber um volume maior e antecipar a vacinação para pessoas com menos de 85 anos. Precisamos de 65 mil doses para imunizar todos os jundiaienses com mais de 60 anos."

(veja ao lado os dias e horários)

REGIÃO

Em Cabreúva, a vacinação dos idosos acima de 90 anos começa hoje no sistema drive-thru. Há 235 idosos nesta faixa etária no município. Já foram vacinados 800 profissionais de saúde;

Em Itupeva, a vacinação começou ontem para idosos com mais de 90 anos. Todas as 115 pessoas deste grupo no município devem receber a vacina em casa. Os agendamentos são realizados pelos telefones (11) 4593-8001 e (11) 4593-8040, de segunda a sexta-feira, das 8 às 16h30. 760 profissionais da Saúde já foram vacinados na cidade;

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Jarinu informa que 200 doses foram disponibilizadas a esta faixa etária e a aplicação acontece em residência, após o agendamento prévio. Nesta segunda, 20 idosos no município foram vacinados;

Louveira é mais um município da Região que começou a vacinar pessoas com 90 anos. Ao todo são 158 moradores da cidade nessa faixa etária. A imunização é realizada mediante agendamento feito por telefone, (19) 3948-5311, ou presencialmente nas unidades de atendimento;

Cerca de 770 profissionais da saúde já receberam a primeira dose do imunizante no município, o que equivale a cerca de 80% do total da categoria;

Procuradas, as prefeituras de Várzea Paulista e Campo Limpo Paulista não retornaram ao JJ até o fechamento desta edição.


Galeria de Fotos


Notícias relevantes: