Jundiaí

Empresários optam por Jundiaí para instalar suas unidades


DIVULGAÇÃO
Sérgio Jacobsen, da Siemens, aponta a boa infraestrutura e qualidade
Crédito: DIVULGAÇÃO

O desenvolvimento e a pujança de Jundiaí têm atraído empresas e investimentos, de olho nas vantagens econômicas, na qualidade de vida e em sua importante posição geográfica. É o que confirma Sergio Jacobsen, CEO da Smart Infrastructure da Siemens, empresa que inaugurou há três semanas um novo centro de distribuição na cidade, vindo da vizinha Cabreúva para cá.

"Sentimos todos os dias a qualidade da cidade. Eu morava em São Paulo e, depois que vim para cá, não quero mais voltar", fala Jacobsen.

Sobre as vantagens para a empresa, ele destaca a localização, o fato de Jundiaí ter um porte médio e as boas conexões de energia e água para o funcionamento da Siemens. "Outro fator de grande importância é a qualidade de vida para nossos funcionários. É importante saber que a cidade oferece boa infraestrutura e inclusive opções gastronômicas e de hotelaria."

A aproximação com o setor público foi primordial para a escolha de Jundiaí para a instalação da fábrica da Besins Healthcare, de origem francesa, que faz produtos nutracêuticos e está no município desde 2018.

"Antes de nos instalarmos aqui, analisamos 33 locais pelo Brasil afora, mas, após sermos acolhidos e municiados com informações pela Prefeitura de Jundiaí, nos convencemos que aqui era o melhor lugar", relata a presidente da Besins Healthcare para América Latina, Laurena Magnoni. "Além dos bons índices da cidade, a localização se destaca, pois estamos próximos de rodovias e aeroportos."

Atualmente, a linha de produção da Besins emprega 30 funcionários. "Parte deles é daqui de Jundiaí mesmo, mão de obra qualificada." A vantagem de colher trabalhadores daqui também é citada por Jacobsen. "De dez anos para cá houve uma mudança muito grande e passamos a recrutar mais mão de obra local, principalmente quando se trata de uma mão de obra jovem."

Como fazer

Ao despontar em 2º lugar no ranking do IDGM 2021, atrás apenas de Maringá (PR), Jundiaí ganhou destaque na imprensa nacional, como na revista Exame e no programa Bom Dia São Paulo, da Rede Globo.

Ao longo da semana, o prefeito Luiz Fernando Machado foi procurado por diferentes veículos de imprensa para comentar sobre o ranking da Macroplan. A pergunta recorrente, segundo ele, é como Jundiaí fez para chegar a este patamar em plena pandemia. "Certamente, o mérito não é de uma única gestão. Os resultados se tornam concretos por conta de ações realizadas a longo prazo. O comportamento e o cuidado por parte da população com a cidade também são diferenciais", avalia ele. "Nos últimos anos, a prioridade do governo é assegurar a boa prestação dos serviços públicos, ao mesmo tempo em que mantemos o equilíbrio dos gastos."

(Da Redação)


Notícias relevantes: