Jundiaí

Igreja lança 'diálogo' como tema da CF 2021

QUARTA-FEIRA DE CINZAS Celebrações acontecem na cidade com algumas mudanças devido à pandemia


DIVULGAÇÃO
As paróquias se preparam para um dos momentos mais esperados pelos fiéis que é a imposição das cinzas
Crédito: DIVULGAÇÃO

A igreja católica lança no próximo dia 17, junto com a Quarta-Feira de Cinzas, a Campanha da Fraternidade (CF). Este ano o tema será 'Cristo é a nossa Paz: do que era dividido fez uma unidade" (Ef 2, 14a) e o lema: "Fraternidade e diálogo: Compromisso de Amor". O objetivo é firmar que a fraternidade e o diálogo são compromissos de amor, porque Cristo fez uma unidade daquilo que era dividido.

A iniciativa vem estimular a todos os cristãos a encontrar caminhos de comunhão e fraternidade à luz do Evangelho, conforme apresenta o Texto-Base da CF 2021, trata-se de um convite às comunidades de fé e pessoas de boa vontade a pensarem, avaliarem e identificarem caminhos para superar as polarizações e violências através do diálogo amoroso, testemunhando a unidade na diversidade.

Segundo o padre Leandro Megeto, coordenador diocesano da Ação Evangelizadora da Diocese de Jundiaí e pároco da Nova Jerusalém, explica que o tema é diálogo, compromisso de amor. "Trata da 5ª Campanha da Fraternidade feita de maneira ecumênica, ou seja, da união das igrejas cristãs. É o diálogo e a paz no consenso das religiões", explica.

Além da campanha, ocorre um dos eventos mais esperados pelos católicos, ou seja, a imposição das cinzas. Ele explica que a Quarta-Feira de Cinzas marca o início da Quaresma. "É um tempo de forte apelo à conversão, lembrando a condição humana, quer dizer, tu és pó e ao pó voltarás. Durante a celebração, cinzas são impostas na cabeça dos fiéis para lembrá-los dessa condição", explica.

Durante todo a quarta-feira, as igrejas celebram o ato durante as missas. Algumas estão pedindo que os fiéis já se programem por conta da lotação de cada espaço (veja abaixo algumas das paróquias)

A CAMPANHA

A CF é um grande convite para cada pessoa buscar a sua própria conversão para a prática da justiça social, da solidariedade, da partilha e do amor ao próximo.

Neste ano, a Campanha é Ecumênica isto é, ela deseja promover uma oportunidade de reunir igrejas cristãs sob o princípio do diálogo, dando um testemunho de unidade na diversidade, tal como orientado por Jesus, destacando a importância da comunhão e da partilha de experiências, bem como de gestos concretos.


Galeria de Fotos


Notícias relevantes: