Jundiaí

Jundiaí e Região regridem para a fase laranja do Plano SP

Esta é a 23ª classificação do plano e, segundo o estado, s situação descrita é pior do que o pico da primeira onda no estado, em 2020


Divulgação
Jundiaí e Região retrocedem para fase laranja
Crédito: Divulgação

As sete cidades do Aglomerado Urbano de Jundiaí regridem para a fase laranja do Plano São Paulo, de acordo com anúncio do governo estadual, divulgado nesta sexta-feira (26). Cabreúva, Campo Limpo Paulista, Jarinu, Jundiaí, Itupeva, Louveira e Várzea Paulista, que compõem o AUJ, voltam a poder ter ocupação máxima de 40% nos locais e funcionamento de no máximo 8h. Itatiba, que não é do AUJ, mas também faz parte da região, também volta a fase laranja.

Esta é a 23ª classificação do plano e, segundo o estado, a situação descrita é pior do que o pico da primeira onda no estado, em 2020. Hoje o estado tem 6.767 pacientes internados com Covid-19, número 8% maior que em 29 de julho, quando a primeira onda atingiu o ápice.

A reclassificação para uma etapa mais restritiva se deu por conta da alta na taxa de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) exclusivos para Covid-19 no Departamento Regional de Saúde 7 (DRS 7), com sede em Campinas. Segundo o estado, o índice médio está em 73,4%.

Em outros três critérios, o DRS 7 segue com indicadores da fase amarela. São eles: novos casos por 100 mil habitantes, novas internações por 100 mil habitantes e novas mortes por 100 mil habitantes. Um quinta critério, o de oferta de leitos de UTI Covid a cada 100 mil moradores, está com índice da fase verde.

Durante a apresentação a reclassificação, o secretário estadual de Saúde, Jean Gorinchteyn, mostrou dados que revelam o rápido crescimento das internações por Covid-19 em todo o estado. 

 

Regras da fase laranja

Todos os setores de comércio e serviços passam a ser permitidos. A exceção é o atendimento presencial em bares, que continua proibido;
Capacidade de ocupação: 40% em todos os setores;
Funcionamento máximo: 8 horas por dia;
Horário de fechamento: atendimento presencial só poderá ser feito até 20h;
Parques estaduais, salões de beleza e academias: poderão abrir.
Fim da fase amarela
O DRS 7 havia passado da fase laranja para a amarela na reclassificação de 5 de fevereiro, que começou a valer no dia seguinte, um sábado. Agora, com a nova reclassificação, fica sob as regras da etapa laranja novamente.


Notícias relevantes: