Jundiaí

Frota recebe limpeza com bactericida


DIVULGAÇÃO
A aplicação é feita por um profissional equipado com máquina
Crédito: DIVULGAÇÃO

A frota de ônibus do transporte coletivo municipal de Jundiaí teve sua limpeza reforçada com o uso de um produto bactericida aplicado no interior dos veículos, na garagem das empresas que fazem o serviço.

A aplicação é feita por um profissional equipado com máquina e devidamente protegido e ocorre após a limpeza convencional, com água e sabão. "A preocupação com o usuário sempre existiu e, por isso, as empresas que fazem o serviço do transporte público seguem processos rigorosos de limpeza e desinfecção dos veículos", explica o gestor de Mobilidade e Transporte, Aloysio Queiroz.

Ao retornar à garagem, o ônibus é abastecido e segue à lavagem de seus interiores com água e sabão. Em seguida, segue para o chamado "escovão", onde a limpeza é feita em sua parte externa. O passo seguinte é a limpeza mais detalhada, também no interior de cada veículo, com pano e produtos, feita por profissionais da garagem.

SISTEMA

Antes da pandemia, eram realizadas 9 mil viagens por dia em Jundiaí. Em julho do ano passado, no primeiro pico da pandemia, a quantidade foi reduzida para 4,7 mil e, atualmente, chegam a 6,2 mil viagens diárias, o que representa 68% do volume anterior à pandemia. Atualmente, o sistema opera com 60% de usuários na comparação entre os períodos.

A Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte realiza monitoramento permanente das viagens a partir do sistema de GPS, identificando possíveis problemas com carros (atrasos) para intervenções específicas na linha, inclusive com o aumento de ônibus no itinerário. O reforço das demarcações nos espaços para evitar a aglomeração nos terminais está em andamento, bem como o incremento na oferta de dispenser com álcool em gel para uso da população.


Notícias relevantes: