Jundiaí

AUJ registra 29 denúncias de aglomeração no fim de semana

LOCKDOWN Após o anúncio da medida que restringe a circulação de pessoas das 23h às 5h, fiscalizações foram realizadas em todo o aglomerado


DIVULGAÇÃO
Polícia Militar e Guarda Municipal de Jundiaí fizeram ação contra Pancadão
Crédito: DIVULGAÇÃO

O primeiro fim de semana após o decreto do lockdown em todo o estado de São Paulo, que restringe a circulação de pessoas das 23h às 5h, foi marcado por 29 denúncias de aglomeração de pessoas nas sete cidades que formam o Aglomerado Urbano de Jundiaí (AUJ).

Jundiaí foi a cidade que mais registrou irregularidades. A Guarda Municipal informou que de sexta-feira (26) até domingo (28) atendeu por meio das denúncias no telefone 153 emergência, 28 ocorrências de aglomeração de pessoas, em diversos pontos da cidade, como região Central, nas proximidades da avenida 9 de Julho, região do Jardim Novo Horizonte, Almerinda Chaves, Residencial Jundiaí, região do Jardim São Camilo, região Sul, Vila Arens, Vila Rami, Ivoturucaia, Caxambu, Jardim Fepasa, Sorocabana, Jardim Bonfiligoli entre outros.

Foram realizadas orientações sobre o risco de contágio e da atual fase em que a cidade se encontra do Plano São Paulo, mas nenhuma multa foi aplicada.

Concomitante aos atendimentos no patrulhamento, foi realizada, na sexta-feira (26) e sábado (27), nos bairros que apresentam histórico de aglomeração, uma ação conjunta no combate ao Pancadão com equipes da Polícia Militar e Guarda Municipal de Jundiaí. Na ocasião, cerca de 10 motocicletas foram abordadas e liberadas. Ninguém foi detido na operação.

PELA REGIÃO

As outras seis cidades do AUJ também realizaram fiscalizações com o objetivo de combater aglomerações.

Na cidade de Jarinu, a Guarda Municipal realizou, em fiscalização, apenas algumas ações de conscientização em bares, restaurantes e chácaras. A ação foi apenas educativa e ninguém foi autuado.

Em Várzea Paulista, a Guarda Municipal precisou agir, alguns comércios das regiões norte, Vila Popular e central tiveram que ser fechados pela fiscalização. Houve registro de uma denúncia de aglomeração na rua Ilhabela e a Polícia Militar, Guarda Municipal, Secretaria de Segurança Pública e fiscalização da prefeitura interviram. Nenhuma multa foi aplicada.

Em Campo Limpo Paulista houve fiscalização em conjunto da Guarda Municipal, Polícia Militar e Prefeitura, mas nenhuma ocorrência foi registrada.

Itupeva também não registrou ocorrências. A prefeitura, por meio da Guarda Civil Municipal, informa que não atendeu nenhum tipo de ocorrência sobre denúncia de aglomeração no último final de semana. Além disso, nenhuma multa foi aplicada nesses dias.

Cabreúva passou por uma interferência neste fim de semana. A Guarda Municipal teve um problema na linha telefônica do número 153, não sendo possível realizar a manutenção. Atualmente, o número 4528-1597 está funcionando normalmente. A cidade também não registrou nenhuma ocorrência no fim de semana.

A prefeitura de Louveira informou que não houve registros de nenhuma ocorrência ou denúncia de aglomerações.

FASE LARANJA

A última classificação do Plano São Paulo fez com que o AUJ, pertencente à regional de Campinas, regredisse para a Fase Laranja. A medida restringe ainda mais o funcionamento dos estabelecimentos, limitando os serviços não essenciais a até oito horas diárias, com atendimento presencial máximo de 40% da capacidade e encerramento às 20h.


Notícias relevantes: