Jundiaí

Programa leva qualificação e reinvenção na crise

Prefeitura e Sebrae lançam workshops e cursos de qualificação para apoio em meio a crise


ARQUIVO PESSOAL
Depois do curso Glória Almeida teve uma visão mais ampla sobre empreender
Crédito: ARQUIVO PESSOAL

Com o programa Jundiaí Empreendedora, iniciativa da Prefeitura de Jundiaí em parceria com o Sebrae, cerca de 5,5 mil pessoas, em especial empreendedores, conseguiram qualificação por meio de workshops e cursos. A ideia é oferecer apoio em meio à crise causada pela pandemia da covid.

É o caso de Glória Almeida, gerente em uma empresa que faz gestão de condomínios. Aos finais de semana, quando sobra tempo, ela ainda ganha dinheiro como culinarista. Com pratos e refeições para festas e encomendas especiais, a empreendedora não tem do que reclamar.

"Eu já era empreendedora antes de fazer o curso, mas, depois dele, passei a ter uma visão ainda mais ampla do empreendedorismo como um todo e aprendi mais sobre marketing. Hoje eu ajudo outras pessoas a empreenderem."

Além de subsíndica no condomínio em que mora, na rua do Retiro, Glória atua como gerente em outros quatro pontos, por meio da empresa em que trabalha. Isso fez com que ela conhecesse muitas pessoas e desenvolvesse uma rede de empreendedores que vendem seus produtos pelas redes sociais. Ela criou grupos no WhatsApp e no Facebook nos quais os condôminos empreendedores passaram a expor seus produtos e colher boas vendas.

"Conheço muitos casos de pessoas que sobrevivem dessas vendas, casos de pessoas que perderam seus empregos na crise e encontraram um novo caminho vendendo dentro do próprio condomínio."

MAIS CAPACITAÇÕES

Além das 5,5 mil pessoas capacitadas por meio do Sebrae, o Jundiaí Empreendedora ampliou oportunidades através da TVTEC e do Fundo Social de Solidariedade, com mais cursos e workshops.

"Desde que a pandemia teve início demos prioridade à saúde das pessoas de nossa cidade, mas não deixamos também de buscar maneiras para estimular a economia. Nosso lema é preservar empresas e empregos para que Jundiaí continue crescendo e se desenvolvendo", diz o prefeito Luiz Fernando Machado.

Pela TVTEC, foram ofertadas, de março até hoje, 4.990 vagas em cursos e workshops. Já no Fundo Social de Solidariedade ocorreram duas iniciativas importantes, a "Mulheres em Ação", que capacitou 105 participantes, e a "Sebrae Delas", com mais 70 participantes capacitadas.

SEGUNDA FASE

Atualmente, o programa está na fase de produção de um diagnóstico com as características e necessidades dos micro e pequenos negócios da cidade. A partir de junho tem início um segundo momento, quando serão implantadas as ações.

Empreendedores em atividade ou em potencial que tenham interesse de conhecer mais sobre capacitações e vantagens oferecidas pelo Sebrae podem entrar em contato com a instituição pelo telefone 4523- 4470.

(Da Redação)

 


Notícias relevantes: