Jundiaí

Inscrições para a subvenção agrícola encerram na sexta-feira (12)

Apoio é para agricultores que visam proteger suas lavouras contra riscos climáticos adversos


Divulgação
Programa mantém a concessão de até 15% do valor do prêmio do seguro anual
Crédito: Divulgação

Os produtores rurais de Jundiaí de ameixa, caqui, goiaba, nectarina, pêssego, tangerina e uva têm até sexta-feira (12) para fazer a inscrição no Programa Municipal de Subvenção de Seguro Agrícola 2021, que é promovida pela Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT).

Está mantida, para este ano, a concessão de até 15% do valor do prêmio do seguro anual. “Esse é um apoio aos agricultores que visam proteger suas lavouras contra riscos climáticos adversos. É um reconhecimento da administração municipal para esse setor tão importante da nossa economia”, comenta a diretora de Agronegócio, Isabel Harder.

O produtor de uvas, pêssego e mexerica ponkan, Mário Molinari, sentiu, no ano de 2020 a importância de ter o seguro agrícola. “Minha produção foi atingida pelo granizo e sobrou apenas um pouco de uva, perdi praticamente o trabalho de um ano inteiro. Se eu não tivesse o seguro, a situação teria sido ainda pior”, comenta.

O produtor Odair Lourenção também já precisou utilizar o seguro e complementa que quando a plantação sofre com o granizo, o prejuízo se estende por mais de um ano. “Esse evento natural prejudica por até dois anos a colheita, pois não afeta somente a plantação que está no pé, mas também o solo para a próxima produção. Por isso que o seguro é muito importante”, conta o produtor de uvas que já apresentou os documentos necessários para a subvenção deste ano.

Sorteio de fertilizante orgânico composto

Neste ano, os produtores que se inscreverem no programa ainda participarão do sorteio de 76 toneladas de fertilizante orgânico composto. O material será doado pela Tera Ambiental. A empresa oferecia o fertilizante como premiação para os produtores vencedores da Festa da Uva. As 76 toneladas serão distribuídas para três produtores, sendo 36 toneladas para o primeiro sorteado, 25 para o segundo e 15 para o terceiro.

“Tanto a subvenção como o sorteio do fertilizante são maneiras de ajudar o produtor rural. É o reconhecimento do apoio ao agronegócio como meio de preservação da área rural e como suporte para a qualidade de vida urbana, bem como uma forma de quebrar as barreiras e estreitar as relações entre agricultores e poder público”, lembra Isabel.

As inscrições podem ser realizadas até 12 de março de 2021. O produtor pode agendar o horário para a entrega dos documentos pelos telefones 4589-8571/8872, das 8 às 17 horas. Mais informações podem ser obtidas pelo site.

O produtor interessado deverá preencher o Requerimento e o Termo de Compromisso, além de apresentar os documentos exigido:

· Pessoa Física: cópias simples do RG e CPF;
· Pessoa Jurídica: cópias simples do CNPJ, RG e CPF dos responsáveis;
· Cópia simples da apólice do seguro da safra vigente;
· Cópia simples do comprovante de quitação do seguro;
· Cópia simples do comprovante de residência;
· Certidões negativas de débitos dos tributos federais, estaduais (Certidão Negativa de Débitos Tributários da Dívida Ativa do Estado de São Paulo) e municipais;
· Cópia simples do comprovante de conta bancária em nome do titular da apólice do seguro.

O benefício só poderá ser solicitado pelos produtores que apresentarem toda a documentação exigida no edital e que, após a análise, atenderem às exigências do programa. Em alguns casos poderão ser solicitados documentos complementares.


Notícias relevantes: