Jundiaí

Região registra mais de 130 ocorrências no fim de semana

FASE VERMELHA Com a proibição da abertura de estabelecimentos não essenciais, 60 ocorrências foram atendidas em Jundiaí


DIVULGAÇÃO
Comércio não essencial que funciona neste período pode ser fechado
Crédito: DIVULGAÇÃO

Neste final de semana, mesmo com a Fase Vermelha do Plano SP em vigor proibindo a abertura de comércios não essenciais, foram registradas mais de 130 denúncias de aglomerações e irregularidades no Aglomerado Urbano de Jundiaí (AUJ), sendo 60 só em JUndiaí.

Segundo a Guarda Municipal, entre sexta-feira (5) e domingo (7), pelo menos 20 festas clandestinas, sendo que cinco foram no Residencial Jundiaí, foram registradas. No sábado, a Fiscalização do Comércio e a GM efetuaram a fiscalização em diversos estabelecimentos de Jundiaí, que resultaram em oito notificações, mas sem multas. Uma loja de departamentos na Vila Rami foi fechada na tarde de domingo por estar em desacordo com o decreto.

Com relação aos estabelecimentos que atuam com metade da porta aberta, a Divisão da Fiscalização do Comércio e do Ambulante (DFCA) de Jundiaí informa que se for verificado que ocorre o atendimento presencial em comércios não essenciais, o estabelecimento pode ser autuado no momento da fiscalização, seja pela DFCA ou pela GM. Este tipo de ação pode ainda ser denunciada pelo 153 ou 156.

Sobre as punições, a DFCA informa que para atividades licenciadas com alvará é realizada desde notificações a interdições do estabelecimento. Para atividades não licenciadas, sem alvará, as medidas vão de notificação para encerramento imediato da atividade até a interdição. O valor da primeira multa para ambos os casos é de R$ 1.809,30 e da segunda é de R$ 3.618,60.

REGIÃO

A GM de Louveira registrou 25 ocorrências em que proprietários de áreas particulares e comércios foram orientados a cumprirem os protocolos sanitários. No sábado 33 estabelecimentos comerciais foram visitados pela Vigilância Sanitária e nove foram notificados por funcionamento irregular.

Em Várzea Paulista pelo menos 11 comércios e uma narguileria foram notificados, alguns estabelecimentos tiveram que baixar as portas.

Entre sábado e domingo, a GM de Cabreúva recebeu ao todo 31 chamados. Foram sete denúncias de comércios irregulares, 15 de aglomerações de pessoas e 19 de som alto.

Em Campo Limpo Paulista foram seis ocorrências registradas e um estabelecimento fechado no final de semana. Todas por conta de aglomeração e perturbação.

Em Itupeva, a GM informa que não houve nenhuma intervenção do tipo.

A Prefeitura de Jarinu informa que entre sexta (5) e domingo (7), 14 estabelecimentos foram fechados, pois não cumpriam com as determinações da fase vermelha do Plano SP.


Galeria de Fotos


Notícias relevantes: