Jundiaí

Campanha contra o 'sono' é lançada

Objetivo é alertar os caminhoneiros sobre os riscos de dirigir cansado


ARQUIVO JJ
Motoristas receberão um folheto educativo sobre a qualidade de vida
Crédito: ARQUIVO JJ

Com o objetivo de alertar os caminhoneiros que trafegam pelas rodovias sobre os riscos de dirigir cansado, a CCR Autoban, concessionária que administra o Sistema Anhanguera-Bandeirantes e a Polícia Militar Rodoviária (PMRv), realizam durante as madrugadas deste mês de março ações de conscientização sobre o tema.

Durante todo o mês de março, das 3h às 5 horas, colaboradores da concessionária e da PMRv irão abordar caminhoneiros nas saídas dos postos de serviço localizados no trecho entre São Paulo e Jundiaí da Via Anhanguera (SP-330) e Bandeirantes (SP-348). Os participantes receberão um folheto educativo do Programa Estrada para Saúde, do Instituto CCR, que oferece serviços para melhorar a qualidade de vida e traz dicas para garantir uma viagem segura, como a importância da parada a cada duas horas e a necessidade de dormir antes de uma viagem.

NÚMEROS

Apesar de uma redução significativa no número de acidentes registrados pela concessionária, sendo 1.140 ocorrências em 2019 e 886 em 2020, parte deste número corresponde ao cansaço e desatenção dos motoristas na hora de dirigir.

Entre os sinais, estão as piscadas lentas e a dificuldade de controlar o veículo. Isso pode levar à não perceber a sinalização, errar o caminho e até a perda de controle do veículo. É muito importante que os motoristas estejam atentos ao perigo de conduzirem veículos sem estarem devidamente descansados.

OUTROS PONTOS

O coordenador de tráfego da Rota das Bandeiras, Murilo Perez, explica a importância de abordar o tema. "Dirigir exige plena atenção. Cerca de 85% dos acidentes ocorrem devido a falhas humanas, como uso de aparelho celular ou distração. O sono é um dos causadores deste índice. O cansaço deixa os reflexos mais lentos, prejudicando a tomada de decisão na direção. Estar descansado ao assumir a direção é tão importante quanto as condições do próprio veículo", completa.

Em viagens longas, a principal orientação ao motorista é que se faça uma parada a cada duas horas. Exercícios de alongamento para pernas e braços fazem o organismo despertar. Além disso, é indicado o revezamento na direção.

(Giovana Viveiros)

 


Notícias relevantes: