Jundiaí

AUJ confirma três crianças internadas

Em Jundiaí, foram confirmados dois casos positivos para covid-19 em crianças


DIVULGAÇÃO
Nenhuma das crianças e adolescentes apresenta estado grave de saúde
Crédito: DIVULGAÇÃO

Das sete cidades do Aglomerado Urbano de Jundiaí (AUJ), apenas duas possuem crianças internadas nos hospitais municipais. Em Jundiaí, foram confirmados dois casos positivos para covid-19 em uma criança de um ano e 11 meses e em um adolescente de 14 anos e em Várzea Paulista.

Em Jundiaí, de acordo com informações divulgadas no último domingo (14), estão internadas sete crianças e um adolescente na rede hospitalar notificados por covid-19, sendo dois confirmados, como já informado, e seis no aguardo de resultado do exame.

O aumento de casos registrados de covid-19 em crianças e adolescentes está assustando as pessoas. No início da pandemia, o que era uma doença considerada perigosa para idosos e pessoas com comorbidades, agora atinge pessoas cada vez mais jovens.

De acordo com o infectologista e pediatra do Hospital Universitário Saulo Passos, não dá para saber o motivo certo para as crianças estarem contraindo o vírus com mais facilidade, mas assim como os adultos, também é preciso tomar cuidado com as medidas de proteção.

"Estamos em Fase Vermelha e isso por si já significa que há maior disseminação do vírus. Contudo, ainda não há estudos suficientes para ter um motivo concreto para o aumento das contaminações. Principalmente se tratando de uma das variantes. Atualmente, os idosos estão se vacinando, o que pode contribuir para esse aumento. Além disso, algumas crianças voltaram para a escola e neste ambiente podem contrair outros tipos de vírus, como a gripe, facilmente confundida com os sintomas da covid", afirma.

Passos ressalta que não podemos desprezar o vírus e todo cuidado é necessário. "As crianças também precisam se higienizar, manter distanciamento, usar álcool em gel e usar máscaras a partir dos dois anos. Isso ajudará a evitar a contaminação enquanto os estudos não comprovam nada", afirma.

Ainda segundo a UGPS, nenhuma dessas crianças e adolescentes apresenta estado de saúde grave. Todas estão estáveis e na enfermaria. Todos os casos, confirmados e suspeitos, são de residentes de Jundiaí. As idades variam de um a 14 anos.

PELA REGIÃO

Em Várzea Paulista, nesta segunda-feira (15), o Hospital Municipal tem uma criança internada, de idade não informada e estável clinicamente.

Campo Limpo Paulista não há registros de crianças internadas, mas houve aumento na demanda de procura pediátrica.

Em Itupeva e em Cabreúva, não há registro de crianças internadas ou infectadas pelo coronavírus.

Jarinu e Louveira não informaram se há crianças internadas até o fechamento da edição.

(Mariana Checoni)

 


Notícias relevantes: