Jundiaí

Com criação de alas e leitos, Itupeva amplia toda a rede de atendimento

COVID Rede de saúde recebeu leitos exclusivos para o coronavírus, incluindo nove leitos de UTI com respiradores no Hospital Municipal Nossa Sra. Aparecida


DIVULGAÇÃO
ITUPEVA /VACINA
Crédito: DIVULGAÇÃO

A implantação de ala e leitos exclusivos para atendimento e tratamento de pacientes com casos suspeitos ou confirmados de covid-19 no Hospital Municipal Nossa Senhora Aparecida foi uma das diversas adequações adotadas pela Prefeitura de Itupeva para ampliar a rede de atendimento no município.

Atualmente são 12 leitos de enfermaria e nove de UTI com respiradores, que se tornaram referência para receber moradores de outras cidades, como Jarinu, Várzea Paulista, Cabreúva e Bragança Paulista e demais municípios próximos.

"Com base no boletim epidemiológico (casos de coronavírus), além das medidas definidas por meio do Comitê Técnico de Saúde e também no Comitê de Enfrentamento à covid-19, e protocolos de Saúde do Governo Federal e Estadual, nós vamos adequando, quando necessário, a rede de atendimento aos pacientes e familiares. O trabalho é constante, com equipamentos e unidades estruturadas e equipes treinadas. Atualmente, Itupeva é referência para mais de 40 municípios, que compõem a Diretoria Regional de Saúde de Campinas, explica Luciane Alves da Cunha, secretária municipal de Saúde de Itupeva.

A Unidade Sentinela, que fica na rua Prof.ª Deolinda Silveira de Camargo, 181, no Jardim São Vicente, atende de segunda a segunda-feira das 7 às 19 horas, e é destinada a pessoas com sintomas gripais, para identificar, cuidar e isolar, para atendimento e tratamento precoce de casos. "O trabalho na Unidade Sentinela é para que, com tratamento o quanto antes de pacientes com casos suspeitos ou com resultado já positivo, evitem-se novas contaminações pelo coronavírus", ressalta.

Luciane explica que o Hospital de Itupeva também conta com leitos e atendimentos para outras doenças, como infartos, infecções, acidentes, entre outros. "O nosso município está organizado e estruturado para várias demandas."

VACINAÇÃO

Para agilizar o agendamento para a vacinação contra a covid-19, a Secretaria de Saúde de Itupeva reorganizou parte da estrutura do CSIII (UBS Central), na rua Prof.ª Deolinda Silveira de Camargo, e implantou um call center.

Para oferecer mais segurança a idosos e seus familiares, Itupeva foi pioneira, em vacinar em domicílio, os idosos com 85 anos ou mais. As equipes de Saúde aplicaram as primeiras e segunda doses, de casa em casa, e com todos os protocolos sanitários.

Para a estrutura e organização para o pré-cadastro e agendamento de grupos prioritários foram realizados:

Infraestrutura de telefones, computadores e internet;

Criação de novo link com aba exclusiva para a vacina covid-19, bem como, a disponibilidade do formulário para preenchimento do pré-cadastro no site da Prefeitura (https://itupeva.sp.gov.br/vacina-covid);

Agendamento informado por SMS do celular;

Parceria com a Ouvidoria Municipal que atua com as informações aos munícipes;

Ouvidoria: Telefone -156 / app - eOuve / Whatsapp: 11 4591-4259 e 4496-2688;

Call Center da Vacinação Covid: Telefones: 11 4593- 8001 / 4593-8005 / 4593-8006 / 4593-8011 / 4593-8040

Itupeva dispõe de 20 câmaras específicas para armazenamento das doses da vacina e logística para transporte com segurança;

Grupos prioritários - O pré-cadastro é destinado aos grupos prioritários estabelecidos pelos Planos Nacional e Estadual de Imunização;

Toda a aplicação de doses é realizada com agendamento, para organização, preservando a saúde dos munícipes;

Desinfecção - Há um ano, a desinfecção em Itupeva é realizada pelos agentes do setor da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), que realizam constantemente o serviço com produto específico, elaborado com bactericida, fungicida e Virucida, com eficácia comprovada na eliminação do coronavírus. A aplicação é feita através de pulverizadores e nebulizadores costais com certificado da Anvisa, com componentes químicos indicados pela Organização Mundial da Saúde para combater à pandemia.

"A desinfecção contra a covid-19 tornou-se um serviço necessário para viabilizar ambientes biologicamente seguros, principalmente em locais de maior circulação, sendo muito eficaz no combate ao coronavírus. A equipe da UVZ tem realizado essa ação incansavelmente como medida de prevenção para evitar a propagação da doença. Lembrando que é de extrema importância que continuemos a usar medidas de prevenção já conhecidas e importantes como: higienização das mãos (lavar ou utilizar álcool em gel), uso de máscara de proteção facial, dentre outras", ressalta Gilmara Breda, coordenadora de Unidade de Vigilância de Zoonoses.

Blitz Covid-19 - As ações preventivas e orientativas seguem constantes em Itupeva. A Prefeitura tem realizado um trabalho contínuo e de conscientização junto aos munícipes e comerciantes, a partir da Blitz Solidária contra a covid-19.

Aproximadamente 30 mil kits com informativos e máscaras de proteção facial já foram distribuídos no município durante a ação que é desenvolvida por servidores municipais devidamente uniformizados - com avental com o brasão da Prefeitura de Itupeva - orientam a população, distribuindo os kits nas ruas, nos pontos de ônibus e próximos a comércios.


Galeria de Fotos


Notícias relevantes: