Jundiaí

Marcão Marchi quer atrair emprego com tecnologia e inovação

PRIORIDADES Itupeva vai implantar projetos nas áreas de saúde, educação, segurança e geração de renda; ideia é trazer uma sede do Senai para a cidade


DIVULGAÇÃO
O prefeito de Itupeva, Marcão Marchi, quer atrair novos investimentos, facilitar o empreendedorismo, além de implantar um pólo turístico para garantir emprego e renda
Crédito: DIVULGAÇÃO

O prefeito de Itupeva, Marcão Marchi, quer trazer ao seu município o crescimento sustentável, atingindo áreas como desenvolvimento econômico, emprego, turismo e regularização fundiária. Nesta entrevista exclusiva ao JJ, ele falou sobre o planejamento da gestão.

Jornal de Jundiaí: O que esperar em avanços e novidades no município para este ano e até o fim do mandato atual?

Marcão Marchi: Nosso trabalho e nossa gestão são para que Itupeva se torne, cada vez mais, um município com crescimento e desenvolvimento sustentáveis e organizados. Vamos manter os investimentos em melhorias para a Saúde, Educação, Segurança, Emprego e Renda e Mobilidade Urbana.

Estamos enfrentando uma pandemia que já dura mais de um ano e que fez com que precisássemos adotar medidas urgentes, para preservar vidas e acolher pacientes e seus familiares. Apesar das adequações em serviços de Saúde, Educação e Assistência Social, mantivemos as obras e ações que já estão no planejamento.

Queremos concluir os projetos que já estão em andamento, e reforçar os programas que implantados na nossa gestão, como "A Casa É Sua", que já entregou 1.847 matrículas individualizadas a moradores de diversos bairros, dando-lhes segurança e dignidade para a tão sonhada casa própria que, com documentação, torna de fato propriedade de cada um deles.

As obras de drenagem na Vila São João, muito importante e emergencial estão em andamento, inclusive, já tendo auxiliado na diminuição de acúmulo de águas de chuva, nos últimos dias.

Com contrato já assinado, temos a obra de construção da Ponte Estaiada, que facilitará o acesso ao bairro Nova Monte Serrat, um dos mais populosos do município, beneficiando 3 mil famílias.

E na área de segurança?

Recentemente, a área central ganhou o reforço na Segurança com implantação de câmeras ligadas à Central de Monitoramento da Guarda Civil Municipal. Ainda sobre Segurança, entregamos seis novas viaturas e quatro motocicletas para a Guarda, totalizando a frota com 12 viaturas e oito motocicletas.

Como fazer para gerar emprego?

Outro projeto importante para fortalecer a economia e gerar emprego e renda é o Vale do Emprego, que consiste na construção de um centro comunitário tecnológico, em parceria com empresas locais, para capacitar a mão de obra e disponibilizá-las às empresas da cidade, gerando mais empregos e qualidade de vida à população. Proporcionar a junção de demanda e currículo, onde as empresas irão buscar profissionais disponíveis em um banco de dados.

Com inovação e tecnologia, também temos uma lei de incentivo para a abertura de empresas. A partir deste ano, criaremos um novo portal de abertura on-line de empresas e o Poupatempo do Empreendedor. Além disso, também criaremos o Portal da Empregabilidade e traremos uma sede do Senai para o município, capacitando os moradores de Itupeva.

Nas questões Desenvolvimento Econômico e Turismo, um dos nossos projetos em destaque está o Distrito Turístico. Itupeva tem uma forte vocação para o Turismo, Inovação e Desenvolvimento. Temos uma localização privilegiada, além de o município ser rico em belezas naturais. Pensando nesse potencial, criamos o projeto inovador do 1º Distrito Turístico do Brasil, que envolve Itupeva, Jundiaí, Louveira e Vinhedo. Com a criação, vamos atrair novos investimentos, opções de lazer e geração de empregos para a região.

Quais prioridades na área de saúde?

Na Saúde, além da organização e adequação de diversos serviços, nesse período de pandemia, reformamos, modernizamos e estamos ampliando o Hospital Municipal Nossa Senhora Aparecida. Atualmente, são 50 leitos. Com a modernização, o Centro Cirúrgico está com toda estrutura para atender a população, de acordo com as Normas Vigentes de Construção, da Vigilância Sanitária e do Ministério da Saúde, contado com três salas de cirurgias, além da adequação das salas de esterilização, de armazenamento e de distribuição dos materiais cirúrgicos.

Além disso, está em andamento o projeto de implantação do Banco de Leite Materno em Itupeva, que será um posto de coleta no município, credenciado pelo Banco de Leite Humano de Jundiaí, e funcionará anexo ao Hospital. Também implantaremos centros médicos em pontos estratégicos da cidade para assegurar o tratamento completo dos munícipes, onde poderão realizar consultas especializadas, exames, pequenas urgências e cirurgias eletivas que não necessitem do hospital municipal. Além disso, iremos implantar a Política Municipal de Assistência Farmacêutica, priorizando o acesso aos medicamentos de alto custo.

Como lidar e também priorizar as outras pastas que não têm relação com a pandemia?

De maneira geral, vamos continuar trabalhando com a seriedade e o respeito que sempre tivemos com todos os munícipes. Iremos manter uma gestão participativa, ouvindo a população para atender as demandas e necessidades de melhorias nos bairros e no dia a dia das pessoas.

Nesse sentido, também são realizados investimentos, constantemente, para oferecer diferentes canais de comunicação à população. A Ouvidoria conta com o aplicativo eOuve que, pelos celulares, tablet no Google Play e AppStore, e pelos computadores no site itupeva.sp.gov.br, as pessoas podem solicitar informações, sugerir, elogiar e fazer denúncias.

O nosso trabalho e nossas ações são organizados de acordo com a nossa conversa, com sugestões feitas pelos nossos munícipes.

Quais os maiores desafios em relação aos gastos públicos?

Temos que manter o equilíbrio entre os investimentos. Claro, estamos em uma pandemia que nos pegou inesperadamente e fez com que destinássemos mais verba para Saúde e Assistência Social. Para ordenar o orçamento público, contamos também com parceria com o governo do estado e o governo federal. Frequentemente, em Brasília, entrego nossas demandas para buscar emendas no Congresso e projetos e parcerias nos Ministérios.

Cada secretaria está sendo instruída a otimizar recursos. Com muito trabalho, vamos vencer essa batalha contra a covid-19, e executarmos os serviços necessários melhorando a qualidade de vida de todos.

Qual tem sido a relação da cidade com o governo federal e Itupeva, em especial ao tema saúde?

Nossa relação com os governos estadual e federal sempre foi muito estreita, graças à transparência e seriedade que a nossa gestão tem conquistado, cada vez mais. Estamos diariamente em contato com estas esferas para viabilizar recursos e projetos que irão beneficiar sempre o município e toda sua população.

Na Saúde estamos atuando como referência para a Regional de Campinas, que conta com mais de 40 municípios. Os leitos de UTI do Hospital Municipal Nossa Senhora Aparecida, por exemplo, recebem pacientes de Várzea Paulista, Jarinu, Cabreúva e até de Bragança Paulista.

Vamos continuar os nossos esforços para vencermos tudo isso e preservar vidas.


Galeria de Fotos


Notícias relevantes: