Jundiaí

Programa oferece material e orientação didática com segurança


DIVULGAÇÃO
Equipes educacionais, em parceria com pais e alunos, foram capacitadas para o retorno, além da criação de um Programa de Educação Domiciliar
Crédito: DIVULGAÇÃO

Diante da pandemia, a Prefeitura de Itupeva agradece a colaboração e a parceria de todas as famílias de alunos, além de toda a dedicação e o comprometimento de toda equipe envolvida, gestores, professores e demais profissionais da educação, que não mede esforços para que o Programa Educação Domiciliar, iniciativa implantada para amenizar o impacto da pandemia frente à educação municipal, alcance seus objetivos, disponibilizando materiais impressos e orientações didáticas, por meio das tecnologias da informação, a todos os alunos da Rede Municipal de Ensino de Itupeva.

Para o período de retorno presencial, a Secretaria Municipal de Educação, junto à Comissão de Gerenciamento da Pandemia, elaborou um Plano de Contingência para Monitoramento e Prevenção da Covid-19, estabelecendo o Programa Retornando com Responsabilidade, que promoveu a formação de todos os profissionais envolvidos sobre os protocolos sanitários, abordando a importância da saúde emocional e do acolhimento de todos os alunos, familiares e comunidade escolar, promovendo a afetividade e garantindo a segurança de todos.

O Programa Retornando com Responsabilidade garante a retomada gradual, parcial e não obrigatória, com cautela e responsabilidade, sendo necessária adaptação para este 'novo normal', monitorando a adequação das comunidades escolares aos protocolos estabelecidos.

Espaços das escolas foram reorganizados e, além disso, foram adquiridos equipamentos de proteção. Rotinas de higienização e desinfecção nas unidades escolares também foram adotadas. "Disponibilizamos materiais (EPIs) entre tantas outras ações para que todos os envolvidos se sentissem acolhidos e seguros em nossas escolas e creches", comentou o secretário municipal de Educação, Fábio José de Andrade.

"Vivenciamos um momento difícil na história e o aumento dos índices pandêmicos nessa trajetória nos obrigou a suspender novamente as atividades presencias, porém, o Programa de Educação Domiciliar continua promovendo as atividades pedagógicas e movimentando saberes", comentou o gestor.

Fábio José de Andrade diz que acredita que a pandemia será superada apenas com a vacinação em massa. "E mesmo após a pandemia conviveremos com o vírus. Para tal, teremos que nos ressignificar. Essa atitude envolve mudança de hábitos e posturas em nossas rotinas sociais e educacionais", comentou.

Segundo o secretário de Educação de Itupeva, os desafios para o período pós-pandemia serão muitos e destaca alguns que considera mais importantes as questões socioemocionais de todos, principalmente das crianças que não retornarão de um período de férias e sim de um longo período de isolamento; a necessidade de investimentos em tecnologia e conectividade, pois temos uma desigualdade consistente da posse e conhecimento do uso adequado das Tecnologias da Informação; implantação do Ensino Híbrido que consiste na mediação entre atividades presenciais e a distância, por meio das tecnologias e novos procedimentos pedagógicos; aumento das desigualdades sociais e educacionais, tendo como desafio a flexibilização das habilidades e competências a serem priorizadas, promovendo avaliações diagnósticas e estabelecendo um currículo contínuo, a fim de recuperar as defasagens e prosseguir em um novo cenário, o que chamamos "Novo Normal".


Notícias relevantes: