Jundiaí

Atendimento social e tecnologia apoiam ações da educação


DIVULGAÇÃO
Nas escolas, apoio social e auxílio-alimentação a todos os alunos da rede
Crédito: DIVULGAÇÃO

A pandemia da covid-19 impactou todos os cidadãos, entretanto, a área da Educação é a que mais está sofrendo com a pandemia mundial.

A Secretaria de Educação de Cabreúva teve de se adaptar a uma nova realidade, muitos obstáculos e desafios na educação são enfrentados pelos alunos e professores, no qual o vínculo escolar e família torna-se fundamental na atual conjuntura social.

Diante do cenário pandêmico, escolas procuraram-se adaptar a uma nova realidade abruptamente e a tecnologia está sendo fundamental.

Ações foram tomadas pela atual gestão da Secretaria de Educação de Cabreúva, destacando-se a distribuição e reajuste do valor em R$ 100,00 do cartão alimentação a todos os alunos da rede municipal; distribuição das atividades impressas aos pais dos alunos que não têm acesso remoto, assim como as aulas remotas são ministradas pelos professores da rede nos grupos de WhatsApp, plataforma Meet, gravação de vídeo-aulas e jogos digitais com sequência didática.

Realizações de capacitações na área das TICs, ministradas por profissionais da rede capacitados na área de conhecimento no Google Drive, onde vídeos explicativos são gravados, sanando as dúvidas e dificuldades tecnológicas dos docentes.

Capacitações ministradas aos docentes por profissionais da Educação Inclusiva, assim como, a formação contínua ministradas pelos ATP's aos professores das etapas do Ensino Infantil, Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos.

Distribuição do auxílio-transporte aos profissionais da saúde, que realizam estágios supervisionados na mesma área, pedidos e entregas de apostilas, bolsa família e patrimônio.

Firmação de convênios e contratos e a continuidade da manutenção predial nas unidades escolares.

Recursos da verba da PDDE (Educação Conectada) foram aplicados nas unidades escolares, na contratação de serviços à internet com a implantação de infraestrutura para a distribuição do sinal da rede mundial de computadores nas escolas e aquisição e ou contratação de dispositivos eletrônicos.

A atuação do serviço social na educação foi fundamental para mediar situações de vulnerabilidade dos alunos junto a suas famílias, e neste momento de pandemia colaborando na busca ativa desses alunos assim como encaminhamento e contato com a rede de ensino.


Notícias relevantes: