Jundiaí

Eventos visuais e on-line marcam o aniversário


Louveira vai celebrar 56 anos de emancipação neste domingo, dia 21 de março. Este ano, devido à pandemia de coronavírus, foi preciso inovar para celebrar a data e, seguindo todos os protocolos sanitários de combate à covid-19, a Secretaria de Cultura e Eventos do município preparou uma série de atividades como a exibição de vídeos de artistas da cidade, intervenções culturais e iluminação especial em um dos principais pontos turísticos do município: a Estação Ferroviária.

Chamada de "Louveira 56", a celebração teve início no sábado, dia 20, às 19h, quando a Estação Ferroviária foi iluminada de azul. Também na Estação Ferroviária, uma escultura interativa feita com materiais reutilizados, como tubos de papel e pneus, será instalada durante o final de semana. A obra une dois elementos símbolos da cidade: a árvore Louveira e a tradicional uva, em representação lúdica com as cores da bandeira municipal. O monumento foi criado coletivamente pelos cenógrafos Aila Nogueira, Vitória Paiva e Vinicius Góes Ribela, residentes na cidade. A obra poderá ser visitada espontaneamente pelo público, conforme as orientações de circulação e prevenção vigentes.

No domingo pela manhã, os tapumes de obras instalados na Av. José Niero, no Centro, receberão aplicação de cartazes artísticos comemorativos. Conhecida como "lambe-lambe", a técnica é amplamente difundida em todo o mundo.

Também a partir de domingo, estarão disponíveis no canal do Youtube da Prefeitura de Louveira a série de vídeos #EuFaçoCultura. Também a partir de domingo, estarão disponíveis no canal do Youtube da Prefeitura de Louveira a série de vídeos #EuFaçoCultura. Realizada através do Edital nº 001/2021, publicado no começo deste ano em caráter de apoio emergencial aos profissionais, a série tem como objetivo promover o trabalho de aproximadamente 50 artistas e fazedores culturais da cidade neste momento tão sensível. "Essas pessoas são a cara da Cultura de Louveira. Nos vídeos, os participantes comentam brevemente sobre suas trajetórias profissionais e deixam mensagens inspiradoras para o município", ressalta Felipe Hass. Os vídeos também serão divulgados no decorrer dos meses de março e abril nas redes sociais da Prefeitura de Louveira (Facebook e Instagram).

Para ver os vídeos a partir deste final de semana: https://www.youtube.com/channel/UC4m-JmP_h5W5M9t3azVLTcw.


Notícias relevantes: