Jundiaí

Várzea Paulista ganha 112 projetos culturais gratuitos


Divulgação
Ao todo, serão 400 profissionais beneficiados direta e indiretamente com lei de incentivo cultural no valor de R$ 834 mil, após processo de avaliação
Crédito: Divulgação

A cultura de Várzea Paulista está recebendo um importante apoio do poder público para uma série de atividades a partir deste mês. Projetos que foram contemplados na Lei Federal Aldir Blanc vêm sendo disponibilizados desde janeiro para o público por meio das redes sociais. Até abril deste ano, serão executados 112 projetos: cursos, palestras, oficinas, teatro, apresentações musicais, circenses e exposições de artes visuais.

Todas as atividades em execução neste momento são não presenciais, devido aos protocolos de segurança de prevenção à covid-19, que também serão devidamente seguidos nos demais projetos a serem realizadas. Todos eles serão disponibilizados gratuitamente nas redes sociais dos próprios trabalhadores que farão as ações culturais e, em breve, nos canais oficiais da Prefeitura de Várzea Paulista.

Ao todo, R$ 834.285,91 foram destinados ao FMC (Fundo Municipal de Cultura) pelo FNC (Fundo Nacional de Cultura), após um rigoroso processo para os projetos varzinos, com mais de 400 trabalhadores envolvidos, poderem ser contemplados.

O auxílio aos trabalhadores da cultura vem em boa hora, pois a classe é umas das mais afetadas durante a pandemia. São 235 profissionais beneficiados diretamente e outros 180 beneficiados indiretamente, em um total de 105 projetos habilitados, dentre os 116 projetos inscritos. Parte dos habilitados recebeu o auxílio federal na forma de prêmio, pela trajetória do artista na cidade, por exemplo. Os demais foram contemplados em uma categoria na qual farão, como contrapartida, os 112 projetos ofertados à população desde o início deste ano.

Para o gestor executivo de Cultura da cidade, Filipe Mantovan, o trabalho em conjunto foi crucial para o bom desempenho da cidade na execução da lei emergencial. "Nossos profissionais da cultura estão de parabéns. Mostramos que temos muito a oferecer para o nosso município. São centenas de projetos com muita qualidade e conteúdo. Sem contar que os recursos chegaram em momento muito crítico da pandemia e beneficiaram um segmento que foi muito afetado e até agora não conseguiu retornar às atividades. Esses números só foram possíveis com a união dos profissionais, do Conselho Municipal de Cultura e da Unidade Executiva de Cultura e Turismo da cidade. Sucesso a todos!".


Notícias relevantes: