Jundiaí

Saúde enfrenta desafios em contratação

Em Jundiaí, a contratação de profissionais qualificados tem sido desafiadora diante da covid-19


Em Jundiaí, a contratação de profissionais de saúde qualificados tem sido uma desafio diante da covid. De acordo com a Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) o município conta com 250 profissionais alocados em Unidades Sentinelas e Pronto- Atendimentos direcionados para o atendimento de síndrome gripal, mas desde março foram contratados 140 profissionais, sendo 17 são médicos.

Ainda há profissionais qualificados nos processos seletivos que aguardam vacância para serem chamados, mas a unidade não informou se há defasagem de profissionais.

De acordo com a Unidade, desde maio de 2020 foram abertos 26 editais de processos seletivos para a contratação de médicos e outros profissionais da área de saúde. Houve adesão de profissionais de outras cidades da região e até de outros estados.

A Unidade salienta que, à medida que os profissionais precisam se afastar, há a reposição com os quantitativos vigentes dos concursos e também por contratação temporária, realizada por meio de processo seletivo.

As áreas com mais dificuldade em encontrar profissionais são para médicos da atenção primária (clínico) capacitado para avaliar previamente a situação clínica do paciente, além de equipes de enfermagem e fisioterapeutas.

(Mariana Checoni)

 


Notícias relevantes: