Jundiaí

Rede de atendimento covid-19 é ampliada com leitos na UPA Vetor Oeste

A partir desta terça (23), a enfermaria contará 14 leitos para internação e tratamento da covid-19


DIVULGAÇÃO
O atendimento às solicitações de urgência e emergência permanecem
Crédito: DIVULGAÇÃO

Quando foi entregue à população, em dezembro de 2018, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Vetor Oeste chegou com estrutura equivalente a um hospital, contando com leitos de internação-dia e inclusive e Urgência e Emergência e resolutividade de 95% em todas as ocorrências recebidas da região de Saúde com mais de 140 mil habitantes. A partir desta terça-feira (23), a UPA Vetor Oeste passa a integrar a rede assistencial covid-19 de Jundiaí, com enfermaria para internação e tratamento covid-19 com 14 leitos (sendo 2 com respiradores) mantendo a mesma estrutura e protocolos de tratamento à doença oferecidos pelo Hospital São Vicente de Paulo (HSV).

“Com a estrutura do HSV em sua capacidade máxima para o atendimento covid-19 e o número de casos em crescimento, necessitando de leitos de entrada com recursos hospitalares, a UPA Vetor Oeste passa a compor a rede assistencial da cidade para casos covid-19. Jundiaí segue avaliando os cenários e colocando em prática ações para conter o avanço da doença. No entanto, somente com o apoio da sociedade, com isolamento e uso de medidas sanitárias, será possível superar a fase mais complicada já vivenciada pelo município”, argumenta o prefeito Luiz Fernando Machado.

De acordo com o gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), Tiago Texera, o avanço da pandemia de forma crescente e exponencial, pressiona o sistema de Saúde. “O uso da UPA Vetor Oeste é mais uma alternativa que Jundiaí aplica. O equipamento possui estrutura de hospital, praticará protocolos assistenciais do HSV, mantendo a mesma qualidade de atendimento que vem sendo empregado no Hospital Centenário e contando com insumos, medicamentos, equipamentos, rede de gases e ainda com dois respiradores, além de profissionais qualificados para este tipo de cuidado”, detalha o gestor, que completa: ” a UPA irá atender de forma integrada e articulada ao HSV, garantindo assistência integral ao paciente covid-19″.


Galeria de Fotos


Notícias relevantes: