Jundiaí

Caça aos ovos e atividades criativas divertem as crianças na Páscoa

BRINCADEIRA Esconder os ovos no domingo de manhã, contar histórias de Páscoa e fazer a "toca do coelho" com as crianças garantem diversão ao feriado


Arquivo Pessoal
Bruna Rodrigues esconde os ovos feitos por ela para as filhas acharem
Crédito: Arquivo Pessoal

Faltando uma semana para a Páscoa, pais e professores começam a preparar algumas atividades e brincadeiras para entreter as crianças na manhã ou almoço de domingo. Com a chegada das comemorações, muitos símbolos e representações vêm à tona, sobretudo no universo infantil, com o tradicional coelho, que traz os ovos de chocolate.

Bruna Oliveira Rodrigues, 24 anos, é dona de uma loja de doces e tem três filhas pequenas. Heloísa Oliveira Rodrigues de 2 anos, Alícia Oliveira Rodrigues, 7 anos e Sophia Oliveira Santos, 9 anos. Desde o ano passado faz caça aos ovos com as meninas.

"Eu e meu marido vamos para nossa chácara um dia antes e escondemos mini ovos por todo o local. Cada uma tem que achar cinco deles. Os ovos pequenos são como pistas para os maiores. Depois, quando chegamos em casa, faço as pegadas do coelho no chão e cada uma segue uma até o final, achando os ovos maiores", explica.

A confeiteira revela que faz os ovos das filhas. "Eu mesma que faço uma semana antes da Páscoa. Acabo gastando bem menos que se comprasse no mercado, pois com o valor que gastaria em um, faço para as três e a meninas adoram. Sempre falam que o chocolate é muito mais gostoso", conta.

A ideia para a caça aos ovos veio de uma recordação de infância. "Meu pai tinha o costume de esconder os ovos pela casa para que eu e minha irmã procurássemos no domingo de manhã. Isso gerou uma lembrança tão boa da infância que decidi fazer com as meninas também. Como elas me veem fazendo os ovos, ficam ansiosas pelo dia de procurar", conta Bruna.

CLIMA DE BRINCADEIRA

A pedagoga Monique Oliveira da Silva afirma que para entrar no clima, é importante conversar com as crianças sobre o que o feriado representa para a família, seguindo tradições ou celebrações na data. "Uma maneira de trazer o assunto é através de brincadeiras e propostas que podem ser feitas em casa para aproximar ainda mais a família. Fazer uma 'caça aos ovos' pode ser boa ideia. Primeiro, esconda os ovos de chocolate que as crianças vão ganhar. Depois, separe alguns mini ovos de chocolate ou até mesmo de galinha, que podem ser tingidos facilmente, banhados em água fervente e corantes ou pintados com as crianças. Na manhã de Páscoa, esconda esses ovos pela casa em lugares de fácil acesso para os pequenos. Se preferir, acrescente junto a cada ovo uma dica escrita da localização dos ovos grandes que estão escondidos", explica.

Uma outra ideia para entrar no clima das festividades em casa é brincar de 'toca do coelho'. "É legal pintar dentinhos e bigodes nos rostos das crianças. Depois, em um espaço aberto, risque no chão com giz alguns círculos ou use bambolês para representarem a toca do coelho. Faça as tocas no chão conforme o número de participantes da brincadeira, menos um. Depois todos se posicionam em círculo e alguém diz: "Coelho sai da toca!". Todos devem encontrar uma toca para se abrigar. Quem não encontrar um lugar, sai da brincadeira. Um outro círculo é retirado e novamente gritamos "Coelho sai da toca!", todos encontram novamente um abrigo. Continua assim até que só haja um vencedor", explica a pedagoga.

Monique afirma que essas sugestões demandam algum tempo para organização e materiais. "Para quem não teve tempo de se programar, sempre há a alternativa de propostas mais rápidas como a corrida do ovo na colher, nesse caso use ovos de chocolate para se caírem, não sujarem o local, ou um momento de contação de histórias sobre a Páscoa e o que ela representa", diz.

DICA

Para quem deseja usar a criatividade e produzir ovinhos personalizados em casa para esconder com as crianças ou somente entretê-las no espírito de Páscoa, uma dica legal é utilizar argila e tinta guache. Basta modelar a argila em formato de ovinhos e depois usar a tinta para pintar e decorá-los como quiser.


Galeria de Fotos


Notícias relevantes: