Jundiaí

Barreiras sanitárias farão controle no fim de semana

CONSCIENTIZAÇÃO O objetivo das ações é orientar os motoristas sobre medidas sanitárias vigentes


JORNAL DE JUNDIAI
Os guardas estão orientando a população sobre medidas sanitárias
Crédito: JORNAL DE JUNDIAI

Com o objetivo de evitar aglomerações neste final de semana no município e em cumprimento às determinações do decreto municipal quanto a circulação de pessoas, a Guarda Municipal (GM) de Jundiaí fará barreiras em pontos estratégicos da cidade.

A barreira sanitária começou nas principais entradas da cidade, mas deve prosseguir em pontos de acessos a áreas rurais e recreativas, que costumam ser foco de aglomerações.

Em concomitância à piora da pandemia, a capital paulista decretou um superferiado de 10 dias e as barreiras devem impedir que os 'turistas' cheguem ao interior.

Segundo o comandante da GM de Jundiaí, Benedito Moreno, alguns acessos à Serra do Japi terão a presença de guardas, mas adianta que não se trata de um bloqueio.

"A gente tem um sério problema em Morangaba (cachoeira localizada na Serra do Japi), então vai ter uma equipe da guarda lá para não ter aglomeração, pois já houve denúncia do local. Também vamos atuar no Santa Clara, no Vale Azul, que até nos causou surpresa no último domingo, e no Eloy Chaves, onde também tem um espaço de caminhada com acesso à Serra. Não é bloqueio, ninguém está impedido de entrar na cidade, é apenas uma ação de orientação", diz o comandante.

DE FORA

Para o engenheiro Jesus Vitor Almeida, de São José dos Campos, a cidade está fazendo seu papel de orientação. "Não sabia que estavam fazendo. Eu acho certo tentar restringir um pouco a movimentação entre as cidades. Eu venho porque eu estou precisando trabalhar, não por motivo fútil. Acho que tem que restringir mesmo a circulação nas cidades."

Também de outro município, o segurança do trabalho Evaldo Alves, morador de Salto, trouxe um funcionário da empresa onde trabalha até o hospital. "Particularmente, vim trazer um funcionário ao hospital e acho interessante essa ação, mas não sei se chega a ser eficiente. Para quem conhece a cidade, acaba desviando das barreiras, mas acho que hoje, devido à situação da pandemia, tudo é válido."

CONSCIENTIZAÇÃO

Moreno afirma que as ações visam sempre a conscientização e orientação da população quanto à prevenção da covid-19. "Nós vamos trabalhar em três linhas. Apoio aos órgãos competentes, como a fiscalização da Vigilância Sanitária; isoladamente, no patrulhamento preventivo, no qual a GM verifica estabelecimentos que não estão de acordo com o decreto e; por meio de denúncias nos canais de atendimento da GM e da prefeitura."

Sobre a proibição da comercialização de bebidas alcoólicas e itens não essenciais em supermercados, Moreno diz que isso pode deixar a população ansiosa e fazer com que vá às compras, mas a GM atuará em aglomerações neste sentido também, como de costume.

"Se chegar denúncia ou mesmo no patrulhamento preventivo, sempre atuamos na conscientização e orientação da população, de acordo com o decreto, e para a população evitar sair de casa sem necessidade."

ATENDIMENTO

Os canais para denúncias sobre aglomerações são os telefones 153 e 4492-9060 da GM de Jundiaí e 156 da prefeitura, além do aplicativo, também da gestão municipal.

 


Galeria de Fotos


Notícias relevantes: