Jundiaí

Pratos típicos e tradicionais para uma data especial

ALMOÇO DE PÁSCOA Data religiosa importante para os cristãos, o evento combina com união familiar e bacalhau, na tradição portuguesa, com certeza


ARQUIVO PESSOAL
O chef Ricardo Savoy reforça a importância da Sexta-feira Santa
Crédito: ARQUIVO PESSOAL

Para os religiosos, a Páscoa é um feriado cristão que celebra a ressurreição de Jesus, três dias após sua crucificação. No sentido mais amplo, trata-se também de uma festividade que celebra a família e a união. E para esta união, mesmo em uma época de isolamento, nada melhor do que celebrar com um almoço com pratos tradicionais que marcam a data.

Entre um bacalhau e peixes, chefs de cozinha dão algumas sugestões de pratos e o que é melhor ainda: prontos para serem encomendados.

REFERÊNCIA

Em homenagem ao Barão de Jundiaí, figura principal da história do Brasil Império Lusitano, o restaurante 'Bacalhau do Barão' traz a tradição familiar e o preparo nobre do bacalhau, verdadeira obra de arte apreciada por muitos.

Ricardo Savoy Machado, de 47 anos, comanda o restaurante inaugurado em 2017, conhecido pelos almoços de Páscoa que realiza. "É impossível adiar datas cristãs e, por isso, nos adaptamos para atender a demanda em 2020. Agora, estamos totalmente estruturados, com todas as falhas corrigidas para que o atendimento seja impecável", diz Savoy.

Como se trata de uma data especial para o restaurante, algumas receitas líderes serão oferecidas como sugestão de almoço. Entre os destaques estão a Bacalhoada a Gomes de Sá e o Bacalhau Dourado e Crocante, mas é preciso fazer a encomenda antecipadamente.

"A encomenda com antecedência é fundamental para que possamos produzir com cuidado e entregar em horário perfeito para os almoços da Sexta-feira Santa e do Domingo de Páscoa", afirma.

Serão duas possibilidades de serviço ofertadas no Bacalhau do Barão. "Teremos o delivery, em que nós entregamos na residência do cliente, ou com retirada no local, seguindo todos os protocolos de higiene e segurança atendendo nos carros para que não haja aglomeração", explica.

CONFIANÇA

Mesmo sendo conhecida pela variedade de suas pizzas, a Verace Cantina e Pizzeria Italiani, inaugurada em 2010, traz para esta Páscoa pratos compostos com peixes e bacalhau.

Segundo o gerente Lucas Santos Amorim, de 34 anos, com tantas opções disponíveis para se deliciar nesta data especial, consultar o cardápio é uma boa alternativa que evita indecisões. "Trabalharemos com o cardápio à la carte de sempre, com sugestão de bacalhau e outros peixes para as festividades. O nosso cardápio pode ser consultado no site ou pelas redes sociais", afirma o gerente.

Com a inauguração da Cantina em 2013 algumas opções de pratos foram incluídas no cardápio, como risotos, massas, entre outros pratos tradicionais da gastronomia italiana e o amante da boa comida poderá saborear os pratos fazendo seus pedidos.

"Nós realizamos os almoços de Páscoa desde 2014, e não temos a intenção de parar. A pandemia pode ter prejudicado e parado alguns estabelecimentos, mas seguimos organizados para atender o público", diz.

Seguindo os protocolos sanitários, os restaurantes podem trabalhar apenas com sistemas de entrega. Aqueles que já estão acostumados com esse tipo de serviço, como a Verace, não se abalam com a imposição. "Estaremos recebendo pedidos pelas plataformas on-line e redes sociais, tanto para entrega quanto para retirada", explica Amorim.

A atual situação pandêmica faz com que os restaurantes redobrem a atenção para garantir a segurança e o bom atendimento prestados ao cliente. "Estamos atentos às orientações e protocolos sanitários. Todos os funcionários fazem uso de máscara durante o trabalho e mantemos a frequente higienização das mãos. Também temos o acompanhamento de uma nutricionista, que verifica a qualidade e segurança dos alimentos, além da higienização do local. O controle tem sido rigoroso para oferecermos o melhor aos nossos clientes", afirma.

Ambos farão as entregas para os almoços de sexta, sábado e domingo.

SERVIÇOS

Verace Cantina e Pizzeria Italiani atenderá pedidos pelos telefones (11) 4521-3777 e (11) 99587-4516, além de atender pelo iFood. Cardápio disponível no site
www.veracejundiai.com.br

Bacalhau do Barão atenderá pedidos pelos telefones (11) 2816-7266 e (11) 97231-0519, além de atender pelo iFood. Cardápio disponível no Facebook, @bacalhaudobarao.


Galeria de Fotos


Notícias relevantes: