Jundiaí

Região encerra semana com 25 pessoas aguardando leitos covid

No AUJ, 25 pacientes esperam por leitos de enfermaria ou UTI para tratamento da covid-19


Divulgação
Pronto-Atendimento Central terá leitos para internação covid-19
Crédito: Divulgação

Na Região do Aglomerado Urbano de Jundiaí (AUJ), até a última sexta-feira (26), 25 pessoas esperavam por leitos, de enfermaria ou UTI, para o tratamento da covid-19. Em Jundiaí, município que possui o maior aporte de saúde da Região, não há pacientes aguardando leitos até o momento.

Porém, a ocupação municipal varia acima de 90%, em enfermaria e UTI, tanto na rede pública quanto na privada. (veja atualização ao lado)

REGIÃO

Em Louveira, a prefeitura afirma que não há fila de espera, mas que a ocupação de leitos chegou ao limite. Mesmo ampliando os leitos de UTI para 17, a ocupação continua em 100%. Também há outros 15 pacientes internados no Hospital de Campanha e um na Ala Pediátrica.

A Prefeitura de Várzea Paulista informa que na sexta-feira (26), 12 pacientes estavam em fila de espera para UTI. O Hospital Municipal tem 21 pacientes internados com a doença, 100% da capacidade do local, sendo dois intubados em retaguarda e 19 na clínica covid-19.

Campo Limpo Paulista informa que não tem pacientes em fila de espera. A cidade, que recentemente inaugurou mais leitos, tem atualmente 50 de enfermaria para covid-19. Destes, 23 estão em uso, sendo 17 pacientes de Campo Limpo, cinco de Jarinu e um de Várzea.

A Prefeitura de Jarinu informa que, nesta sexta-feira (26), cinco pacientes com covid-19 aguardavam leitos de enfermaria em cidades da região. Jarinu conta apenas com leitos clínicos, não sendo considerada a taxa de ocupação na cidade.

Itupeva informa que não tem pacientes em fila de espera. No município há 14 pessoas internadas atualmente, nove na UTI e cinco na enfermaria. A ocupação da UTI é de 90% e 28% na enfermaria.

Cabreúva tem três pacientes intubados e cinco na enfermaria da Santa Casa. Estes oito aguardam transferência para hospitais de referência. Na UPA do Jacaré, a ocupação é de 30%, assim como no Centro de Retaguarda, que recebe pacientes de baixa complexidade.

MAIS LEITOS

Para atender à demanda de internações foram inaugurados na terça-feira (23) novos leitos para o tratamento da covid-19 na UPA Vetor Oeste.

A partir da próxima segunda-feira (29), o Pronto-Atendimento Central (PAC) de Jundiaí também passará a contar com 26 leitos para assistência a pacientes com covid-19. Os leitos foram viabilizados pela prefeitura, junto ao HSV, numa parceria como Hospital Regional (HR). Os leitos serão destinados a atendimentos de enfermaria.

Com esta ampliação, a cidade passa a contar com 258 leitos na estrutura administrada pelo HSV. Os leitos ficarão em ala isolada, com equipe totalmente dedicada a esses pacientes. O atendimento habitual do PAC permanece sendo realizado por meio do acesso pela rua João Lopes, 78, na Praça Dom Pedro II.

(Nathália Sousa)

 


Galeria de Fotos


Notícias relevantes: