Jundiaí

Cai 50% o número de doações de alimentos durante a pandemia

SOLIDARIEDADE A "Vacinação Solidária" começou em Jundiaí com o objetivo de arrecadar produtos entre a pessoas que foram receber a dose de vacina


Divulgação
Maria do Socorro e o filho Leonardo recebem doações e compartilham
Crédito: Divulgação

Jundiaí deu início nesta segunda-feira à campanha 'Vacinação Solidária' com o objetivo de arrecadar alimentos durante a imunização dos grupos prioritários para receber a vacina contra a covid-19. Coordenada pelo Fundo Social de Solidariedade (Funss), a ação é uma maneira de reforçar a campanha permanente da unidade e intensificar as doações que tiveram queda de 50% em comparação ao mesmo período do ano passado, quando iniciou a pandemia.

De acordo com a Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS), da Prefeitura de Jundiaí, que faz o atendimento direto ao munícipe em vulnerabilidade por meio dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) atualmente seis mil famílias em situação de vulnerabilidade são atendidas no município, 1,5 mil a mais que o mesmo período do ano passado, resultado do impacto econômico negativo da pandemia. Entre os itens mais requisitados pelas famílias estão leite, fraldas, produtos de higiene pessoal e doméstica, além de ração para cachorros.

A aposentada Maria do Socorro de Sousa, de 55 anos, moradora do Jardim Tamoio, é uma das beneficiadas pelo CRAS. "A situação não está fácil para ninguém. Ainda mais para os moradores da periferia. Moro com meu filho adotivo, de 17 anos, que é especial. As doações têm me ajudado muito e ajudam ainda mais as famílias da comunidade que precisam ainda mais que eu, pois muitos estão desempregados e moram com uma família grande", revela.

Por ser voluntária, Maria do Socorro acompanha o dia das famílias que precisam no bairro. "Como moro só com o meu filho e vejo famílias com oito ou mais pessoas, muitas vezes acabo compartilhando alguns itens que recebo, pois é muito importante ser solidário nesse período, afinal, é na humildade que Deus opera", relata.

A partir da colaboração da população à Campanha Permanente, o Fundo Social atende mais de 130 entidades que desenvolvem ações sociais para crianças, jovens, adultos e idosos, bem como pessoas em situação de rua. A Campanha Permanente de Solidariedade, promovida pelo Funss, arrecada alimentos não perecíveis, dentro do prazo de validade, leite longa vida e em pó, fraldas infantis e geriátricas, produtos de limpeza e de higiene pessoal, absorventes higiênicos descartáveis, água mineral, roupas, calçados e toalhas de banho, ração para animais e sacos de lixo.

SERVIÇO

Os interessados em doar podem entregar a sua colaboração, diretamente, na sede do Fundo Social, que fica dentro do Parque da Uva. O acesso é pela avenida Dona Manoela Lacerda de Vergueiro, s/n, portão 03, bairro Anhangabaú. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 8h às 17h.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones: (11) 4521-2762, 4521-2929 e 4521-6833. Vale lembrar que as doações em maior quantidade podem ser realizadas a partir do contato com a Rede Jundiaí de Cooperação (Mais informações sobre a Rede em https://jundiai.sp.gov.br/redecooperacao).


Galeria de Fotos


Notícias relevantes: