Jundiaí

Peixes e saladas são ótimas pedidas para uma Páscoa sem culpa


Divulgação
Saladas e peixes
Crédito: Divulgação

A Páscoa desse ano não será como todas as outras, com famílias reunidas e mesa cheia. Isso não significa que o almoço de domingo tenha que ser esquecido. O JJ foi atrás de opções saborosas e saudáveis para a data.

A chef Renata Drake, professora do Senac, aconselha a pensar em receitas saudáveis que garantam não só um almoço saboroso, mas uma proteção ao corpo neste período de pandemia. "Em vez de comer o bacalhau, que muitas vezes vem carregado de sal e é mais caro, um ótimo substituto é a tilápia ou o saint peter, típico dos rios brasileiros. Outra opção, para quem não gosta ou não quer peixe, são os ovos, que além de ter gorduras boas para a saúde ajuda o intestino a controlar a absorção do colesterol e é mais fácil de ser digerido", afirma. (Confira uma receita com ovos e outra com tilápia na versão on-line).

Para quem não abre mão do tradicional peixe ou de uma carne no almoço, a dica é fazer acompanhamentos saudáveis. "Em vez de fazer uma maionese tradicional, podemos fazer uma com coalhada, com uma porcentagem de gordura bem menor. Além disso, substituir a batata inglesa tradicional do prato por batata doce ou cará. Outra opção de acompanhamento é uma salada com muitas folhas, cores e grãos", explica.

A nutricionista Vitória Cristina Caramigo revela algumas dicas de alimentos. Comidas cheias de açúcar e gordura devem ser evitadas. "É possível fazer um almoço saudável. Opte por escolhas como os legumes assados, peixes magros e também saladas. Os peixes têm baixo teor de gordura e são grandes fontes de proteínas, ômega 3, e possuem nutrientes antiinflamatórios. As verduras e os legumes são ricos em vitaminas e minerais que ajudam a fortalecer o sistema imunológico e por serem alimentos ricos em fibras, ajudam a acelerar o trânsito intestinal e previnem as doenças cardiovasculares", afirma.

Credito: ARQUIVO PESSOAL / Descrição: Vitória Caramigo dá dicas de pratos saudáveis e saborosos com peixes

Entre as diversas receitas que podem ser consumidas estão filé de pescada assado, cação ensopado ao leite de coco, bacalhau ao forno com legumes e batata, badejo grelhado, moqueca de peixe, filé de merluza ao forno empanada com legumes assados e salada de bacalhau com grão de bico. "Para acompanhar, recomendo um carboidrato de sua preferência. Pode ser um arroz branco com amêndoas ou batatas com alecrim", recomenda a nutricionista.

Para os amantes de doces, especialmente chocolate, a dica é consumir os 70% cacau. "Quanto maior a porcentagem de cacau no chocolate, menos açúcar e leite terá em sua composição. Por isso é a opção mais recomendada. O cacau é um alimento rico em substâncias antioxidantes, faz bem para o coração e previne o envelhecimento precoce se consumido com moderação", explica Vitória.

Entre as opções de sobremesas estão panna cotta com calda de amoras, sorvete de iogurte com geléia de frutas (confira a receita na versão digital), frutas naturais, sorvete natural de banana, mousse de chocolate amargo ou de maracujá.

SEM CULPA

Se você exagerou na comida do almoço de Páscoa e está se sentindo mal, a primeira dica é não se culpar. "Não adianta se lamentar. Não fique sem comer no dia seguinte, volte a rotina se alimentando de forma equilibrada e pratique algum exercício físico. Além disso, beba bastante água e dê prioridade para comidas leves como legumes, frutas e verduras. Você ainda pode incluir chás diuréticos como chá verde, dente-de-leão, cavalinha, hibisco e gengibre. Eles auxiliam no processo de desintoxicação. O importante é se acalmar e entender que o corpo volta ao normal de forma gradual", explica a nutricionista.


RECEITAS

Tilapia com Molho Saboroso
(servem 3 pessoas)
Ingredientes:
•500 g de filé de tilápia ou Saint Peter
•Sal
•Pimenta do reino
•100 g de farinha de trigo
•1 cebola média
•3 dentes de alho
•Pimenta dedo de moça sem semente (opcional)
•½ cenoura média
•1 talo de alho poro (parte branca)
•4 tomates italianos maduros
•1 folha de louro
•Azeite de oliva
•½ maço de cebolinha (com raiz)
•½ maço de salsinha
•1 limão
Modo de preparo:

1.Corte o filé em Goujonette(7 cm na transversal). Tempere com sal e pimenta. Reserve por 15 minutos
2.Corte a cebola em cubinhos bem pequenos (brunose – 3mm) e reserve. Faça o mesmo com o alho, pimenta dedo de moça, alho poró e cenoura.
3.Corte o tomate em cubos médios. Reserve.
4.Pique, separadamente, os talos de salsinha e as folhas. Reserve.
5.Pique, separadamente, a raiz de cebolinha e os talos. Reserve.
6.Empane os filés na farinha, tomando cuidado para não deixar excesso. Reserve.
7.Em uma frigideira grossa e grande, aqueça e sele os pedaços de peixe (apenas para criar uma superfície dourada), com pouco azeite. Reserve os peixes.
8.Na mesma frigideira, coloque mais um pouco de azeite e comece refogando a cebola e o alho poró. Assim que ficar transparente, coloque o louro, os talos de salsinha, raiz de cebolinha, cenoura, alho e pimenta. Refogue até começar a ficar dourado
9.Coloque os tomates picados e tempere com sal e pimenta. Assim que começar a despedaçar. Prove novamente sal e a pimenta.
10.Ajeite os peixes sobre o molho
11.Tampe e cozinhe por 8 min.
12.Finalize com cheiro verde e limão espremido.

 

Ovos Mexicanos
Ingredientes:
•Azeite de oliva
•250 g de tomate pelado
•3 tomates
•3 dentes de alho
•1 folha de louro
•1 pimenta dedo de moça ou jalapeño
•2 colheres de sopa de vinagre branco
•Coentro a gosto
•1 pimentão
•1 cebola média
•Sal à gosto
•Pimenta a gosto
•Cominho a gosto
•6 ovos

Modo de preparo:
1.Corte o alho, cebola, pimentão, pimenta em cubos pequenos (brunoise). Reserve.
2.Corte os tomates (pelado e in natura) em cubos médios. Reserve.
3.Em uma frigideira grossa e grande, aqueça o azeite e adicione a cebola. Assim que ficar transparente, coloque o alho, pimenta, pimentão. Refogue até que comece a dourar.
4.Coloque os tomates e acerte tempero com sal, pimenta, cominho e vinagre. Deixe apurar, com frigideira semi tampada. Vá mexendo de vez em quando, para não queimar o fundo da frigideira
5.Quebre 1 ovo em um uma tijelinha e depois vá colocando no molho. Distribuindo para que não fiquem um perto do outro.
6.Tampe e deixe cozinhar no molho
7.Finalize temperando com sal e pimenta e coentro picado.

Sorvete de Iogurte com geléia de frutas
Ingredientes:
•Um iogurte natural
•Geléia de frutas (da sua preferência)
•Frutas picadas
•Granola (opcional)

Modo de preparo:
Você só vai precisar colocar o iogurte natural no freezer por algumas horinhas (só não pode congelar, apenas criar uma textura cremosa). Aproximadamente 2 horas é suficiente

Retire do freezer o iogurte, pegue um copo e coloque uma camada de geléia de fruta (de sua preferência), depois uma camada bem cheia de iogurte, geléia de novo e por último coloque alguma fruta da sua preferência picada.

Para finalizar, coloque um punhado de granola. Sirva gelado.

(Mariana Checoni)

 

Tilapia com Molho Saboroso

(servem 3 pessoas)

Ingredientes:

·         500 g de filé de tilápia ou Saint Peter

·         Sal

·         Pimenta do reino

·         100 g de farinha de trigo

·         1 cebola média

·         3 dentes de alho

·         Pimenta dedo de moça sem semente (opcional)

·         ½ cenoura média

·         1 talo de alho poro (parte branca)

·         4 tomates italianos maduros

·         1 folha de louro

·         Azeite de oliva

·         ½ maço de cebolinha (com raiz)

·         ½ maço de salsinha

·         1 limão

Modo de preparo:

 

1.       Corte o filé em Goujonette(7 cm na transversal). Tempere com sal e pimenta. Reserve por 15 minutos

2.       Corte a cebola em cubinhos bem pequenos (brunose – 3mm) e reserve. Faça o mesmo com o alho, pimenta dedo de moça, alho poró e cenoura.

3.       Corte o tomate em cubos médios. Reserve.

4.       Pique, separadamente, os talos de salsinha e as folhas. Reserve.

5.       Pique, separadamente, a raiz de cebolinha e os talos. Reserve.

6.       Empane os filés na farinha, tomando cuidado para não deixar excesso. Reserve.

7.       Em uma frigideira grossa e grande, aqueça e sele os pedaços de peixe (apenas para criar uma superfície dourada), com pouco azeite. Reserve os peixes.

8.       Na mesma frigideira, coloque mais um pouco de azeite e comece refogando a cebola e o alho poró. Assim que ficar transparente, coloque o louro, os talos de salsinha, raiz de cebolinha, cenoura, alho e pimenta. Refogue até começar a ficar dourado

9.       Coloque os tomates picados e tempere com sal e pimenta. Assim que começar a despedaçar. Prove novamente  sal e a pimenta.

10.   Ajeite os peixes sobre o molho

11.   Tampe e cozinhe por 8 min.

12.   Finalize com cheiro verde e limão espremido.

 


 

 

Ovos Mexicanos

Ingredientes:

·         Azeite de oliva

·         250 g de tomate pelado

·         3 tomates

·         3 dentes de alho

·         1 folha de louro

·         1 pimenta dedo de moça ou jalapeño

·         2 colheres de sopa de vinagre branco

·         Coentro a gosto

·         1 pimentão

·         1 cebola média

·         Sal à gosto

·         Pimenta a gosto

·         Cominho a gosto

·         6 ovos

·          

Modo de preparo:

1.       Corte o alho, cebola, pimentão, pimenta em cubos pequenos (brunoise). Reserve.

2.       Corte os tomates (pelado e in natura)  em cubos médios. Reserve.

3.       Em uma frigideira grossa e grande, aqueça o azeite e adicione a cebola. Assim que ficar transparente, coloque o alho, pimenta, pimentão. Refogue até que comece a dourar.

4.       Coloque os tomates e acerte tempero com sal, pimenta, cominho e vinagre. Deixe apurar, com frigideira semi tampada. Vá mexendo de vez em quando, para não queimar o fundo da frigideira

5.       Quebre 1 ovo em um uma tijelinha e depois vá colocando no molho. Distribuindo para que não fiquem um perto do outro.

6.       Tampe e deixe cozinhar no molho

7.       Finalize temperando com sal e pimenta e coentro picado.

 

Sorvete de Iogurte com geléia de frutas

Ingredientes:

·         Um iogurte natural

·         Geléia de frutas (da sua preferência)

·         Frutas picadas

·         Granola (opcional)

 

Modo de preparo:

Você só vai precisar colocar o iogurte natural no freezer por algumas horinhas (só não pode congelar, apenas criar uma textura cremosa). Aproximadamente 2 horas é suficiente

Retire do freezer o iogurte, pegue um copo e coloque uma camada de geléia de fruta (de sua preferência), depois uma camada bem cheia de iogurte, geléia de novo e por último coloque alguma fruta da sua preferência picada.

Para finalizar, coloque um punhado de granola. Sirva gelado.



Galeria de Fotos


Notícias relevantes: