Jundiaí

Com a pandemia, organização está em alta: veja algumas dicas

ROTINA Profissionais de organização dão dicas de como manter uma rotina melhor e também organizar seus ambientes de forma eficiente dentro de casa


ARQUIVO PESSOAL
Ter um cronograma de limpeza e um menu semanal ajuda na rotina
Crédito: ARQUIVO PESSOAL

No começo da pandemia, em 2020, muitas pessoas decidiram colocar em dia a organização das suas casas. Agora, em 2021, com o retorno da fase mais restritiva, devido ao aumento de mortes por covid-19, voltou a subir o número de buscas por dicas de organização na internet. Além disso, com o mercado imobiliário aquecido, devido a pessoas que estão mudando de apartamentos para casas ou para lugares com mais espaço, também está em alta a contratação de profissionais de organização para cuidar da mudança.

Personal organizer há quatro anos, Valéria Cristina de Freitas, é especializada em "pós-mudança". Ela e uma equipe desembalam a mudança das pessoas e organizam o espaço. "Esse mercado está aquecido. No começo da pandemia parou um pouco, mas logo depois retomou. Tenho trabalhado tanto quanto antes, porque muitas pessoas estão mudando de apartamentos para casas ou mesmo para espaços maiores", conta.

Dentre os cuidados, está a redução da equipe. "Nós temos atuado em três ou quatro pessoas no máximo e estendendo um ou dois dias no tempo do pós-mudança", explica a profissional. "Os ambientes mais requisitados é closet, quarto e cozinha porque têm mais volume de itens, mas fazemos todos os ambientes. Hoje também há muita demanda para organizar escritório e minibiblioteca. Desembalamos tudo e organizamos até com etiquetas."

ORGANIZAÇÃO PESSOAL

Kalinka Carvalho atua no mercado de organização há 10 anos. Sua especialidade é organização de espaços e rotinas. Por não trabalhar com pós-mudança, ela optou por atuar apenas em consultorias on-line até o fim da pandemia. "A maioria das organizadoras tem feito assim, algumas atendem pessoalmente", diz.

O serviço com mais demanda atualmente é o de organização pessoal e de rotinas, mas ela também faz consultorias para quem quer aprender a organizar seus ambientes. "Nosso mercado está crescendo muito, porque as pessoas passam muito tempo em casa e precisam de um espaço e de uma rotina organizada."

Dentro da organização de rotinas, ela explica que é importante determinar quais tarefas domésticas cada pessoa realizará dentro de casa e, assim, montar um cronograma. "Também é bom decidir as refeições que serão preparadas para a semana, isso ajuda a montar sua lista de compras, organizar sua geladeira e economiza o tempo de pensar todos os dias no que cozinhar."

DICAS

As profissionais separaram dicas para quem quer conseguir se organizar melhor daqui por diante.

DESTRALHE

As duas concordam que a primeira etapa para organizar sua casa é tirar tudo o que está estragado, quebrado e o que você não usa mais e pode ser doado, "Você não organiza aquilo que você não usa, porque senão vai tomar um tempo desnecessário e um espaço que as pessoas não têm", diz Valéria. "Tirar o que não é mais usado é essencial porque coisas ocupam espaço e mais do que nunca precisamos de espaço em casa", completa Kalinka.

Para fazer esse "destralhe" elas sugerem começar por etapas, tirando embalagens vazias, papéis, coisas que podem e devem ser eliminadas.

UM PASSO DE CADA VEZ

Valéria explica que é preciso organizar um ambiente por vez e, dentro dos ambientes, também separar por partes. "Não adianta tirar todas as coisas do guarda-roupas de uma só vez, porque é impossível dedicar o dia inteiro só para isso." A dica é tirar uma gaveta ou uma parte do guarda-roupas por vez para selecionar o que fica, organizar e só então partir para a próxima etapa.

SEPARAR POR TIPO E COR

Deixar tipos de roupas ou de outras coisas em um só lugar. Por exemplo, calças juntas, blusas juntas, potes de plástico ou panelas. "Tudo o que for parecido ou tiver a mesma finalidade fica junto", alerta Valéria Freitas. Depois disso, organize por cor, do claro para o escuro ou vice e versa. Assim é possível visualizar as peças de cada cor que você possui.

GAVETAS "ARQUIVO"

Segundo Kalinka, é importante colocar as roupas dobradas dentro das gavetas em estilo "arquivo", ou seja, em pé. "Ao invés de uma em cima da outra você coloca todas em pé de lado, assim você consegue visualizar melhor tudo o que você tem na gaveta", explica. A mesma lógica deve ser usada na despensa, armários da cozinha e geladeira: Tudo fica organizado de forma que seja possível ver quais alimentos e utensílios você tem na cozinha.

CRONOGRAMA DOMÉSTICO

Kalinka explica que o primeiro passo para montar um cronograma doméstico é escrever qual o tipo de limpeza precisa ser feito a cada dia. "O que você faz todos os dias, como arrumar a cama, o que faz semanalmente, quinzenalmente, mensalmente e até semestralmente." Depois divide entre todos que moram em casa e coloca o cronograma à mostra. "Não pode ser só a mulher. Minha filha tem 2 anos e coloca roupa no cesto, por exemplo."

MENU SEMANAL

Decidir no começo da semana o que cozinhará nos próximos sete dias ajuda na organização. "Você come melhor, arruma a geladeira melhor, faz a lista de compras baseada no menu e não tem que ficar voltando ao mercado várias vezes."


Galeria de Fotos


Notícias relevantes: