Jundiaí

Cerca de 3% do AUJ concluiu a imunização

CORONAVÍRUS Ainda no Aglomerado, 9% da população recebeu ao menos uma dose da vacina da covid-19


ARQUIVO PESSOAL
MARCELA
Crédito: ARQUIVO PESSOAL

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população estimada do Aglomerado Urbano de Jundiaí (AUJ) ultrapassa 825 mil habitantes. Deste total, cerca de 76,8 mil já receberam ao menos uma dose da vacina contra a covid-19. Isso representa aproximadamente 9% da população da Região.

Com relação à segunda dose, o número é mais desanimador. Apenas 3% da população do AUJ concluiu a imunização contra o coronavírus.

Com a fabricação ainda limitada e a aquisição de imunizantes travada, os grupos que ainda não receberam a vacina e os que já receberam a primeira dose e aguardam a segunda seguem na expectativa.

A fisioterapeuta de Itupeva Marcela Bergl, de 44 anos, diz que aguarda a segunda dose da vacina. "Tomei a primeira dose da Oxford/Astrazeneca, precisei esperar a segunda dose, está agendada para 10 de maio. Tem todos os cuidados para tomar, mesmo depois da segunda dose, mas estou muito ansiosa para tomar a segunda e poder ter um pouquinho mais de segurança."

Ela, que trabalha em um serviço presencial e essencial, teme o contágio. "A gente tem muito paciente pós-covid e muitos que pegam, vêm em um dia e no outro ligam desmarcando porque testaram positivo. A gente não está tão exposto quanto quem fica em hospital, mas a gente tem contato com as pessoas."

Para a vice-diretora de uma escola de Jundiaí, Léia Cíntia de Souza Lopes, de 40 anos, a vacinação está demorada e sua classe profissional também se expõe. "Do meu ponto de vista, essa vacinação é importante para todas as pessoas. Na área da educação, ficamos muito próximos das crianças, então, para mim é de extrema importância para os profissionais e também para as famílias."

Léia acha que no ensino infantil é complicado não ter proximidade com os alunos. "Para pessoas da minha idade, a previsão da vacinação é julho. Temos os protocolos, mas seria preciso uma liberação com mais urgência. O ensino presencial é muito importante e o profissional da educação fica muito próximo das crianças."

APLICAÇÕES

A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) de Jundiaí informa que até quarta-feira (7), foram vacinadas 65.110 pessoas em Jundiaí. Dessas, 48.746 receberam a primeira dose, 11,5% da população, e 16.364, a segunda dose, 3,8% dos habitantes do município.

A UGPS informa ainda que nesta semana Jundiaí encerrou a aplicação da primeira dose aos idosos com 68 anos ou mais e segue a aplicação da segunda dose para os idosos com 75 anos ou mais. O município continua com o atendimento aos grupos determinadas pelo Plano Estadual de Imunização (PEI). Segundo o cronograma da Secretaria de Estado da Saúde (SES), a partir do dia 12 de abril, serão disponibilizadas vacinas para quem atua na área da Educação com idade igual ou superior a 47 anos. A vacinação de pessoas de 67 anos será iniciada no próximo dia 14 e no dia 21 para o público de 65 e 66 anos.

A Prefeitura de Itupeva informa que, até a quarta-feira, 3.940 pessoas tomaram a 1ª dose do imunizante, o que representa 6,2% da população do município, levando em consideração os dados do IBGE. Já com relação à 2ª dose, 1,2 mil pessoas foram imunizadas, 1,9% da população.

Em Campo Limpo Paulista, até a tarde de quarta-feira, foram vacinadas 6.329 pessoas com a primeira dose, 7,45% da população. Destas, 1.967 já receberam a segunda dose da vacina, 2,31% da população. No momento o município imuniza idosos com mais de 68 anos.

Em Várzea Paulista, 7.629 pessoas tomaram a primeira dose do imunizante. 2.343 tomaram a segunda, o que representa 1,90% da população, segundo estimativa populacional do IBGE. Os grupos imunizados são os preconizados pelo governo estadual.

Até a tarde de quarta-feira, 9,4% da população de Jarinu já havia recebido a primeira dose da vacina contra a covid-19, 2.863 pessoas. A segunda dose já foi aplicada em 740 pessoas, o que representa 2,41% da população.

Em Cabreúva, a prefeitura segue o Plano Nacional de Imunização (PNI). Até agora, o município recebeu um total de 5.095 doses da vacina e aplicou 4.015 doses. O município está vacinando pessoas a partir de 69 anos e aplicando segundas doses.

Até a segunda-feira (5), Louveira havia vacinado 3.229 pessoas. Do total de pessoas imunizadas, 799 profissionais de saúde e 251 idosos já tomaram a segunda dose.


Galeria de Fotos


Notícias relevantes: