Jundiaí

Enquanto seguem fechados, equipamentos culturais podem ser visitados virtualmente


Divulgação
Patrimônio 360: visite, sem sair de casa, os principais equipamentos culturais da cidade
Crédito: Divulgação

Quem não está com saudades de assistir a um espetáculo no Teatro Polytheama e de emprestar um livro da Biblioteca Municipal? Saudades também de visitar uma exposição na Pinacoteca e no Solar do Barão, e depois descer para conferir quais são as flores da estação em seus jardins?

Enquanto tais espaços públicos não podem ser reabertos, as visitas virtuais pelo programa Patrimônio 360 são a alternativa para quem quer matar um pouco da falta que sente desses lugares, enquanto continua protegendo a si mesmo e a seus familiares e amigos em isolamento social.

Lançado pela Unidade de Gestão de Cultura (UGC) em 2017, o programa Patrimônio 360 permite que o usuário faça o passeio virtual gratuito, já a partir da plataforma Google Maps, não só os equipamentos culturais, como também as instalações do Fab Lab no Complexo Argos e a plenária e o anexo da Câmara Municipal. Bastam, para isso, um computador, tablete ou smartphone e o acesso a uma rede de internet.

“Esta é mais uma possibilidade que se soma aos outros conteúdos artísticos de qualidade que a Cultura disponibiliza gratuitamente em seu site para acesso dos cidadãos. Quando lançamos o programa em 2017, com as visitas ao Museu Histórico e Cultural – Solar do Barão, não poderíamos prever a importância, até mesmo afetiva, que a proposta teria anos mais tarde com a chegada da pandemia. Esta é a forma de demonstrar como nossos equipamentos continuam abertos, também com saudades de seus visitantes e frequentadores”, comenta o gestor da UGC, Marcelo Peroni.

 


Notícias relevantes: