Jundiaí

Prefeitura inicia planejamento plurianual do município para 2022-2025

Foram apresentadas para os gestores as premissas e o calendário do plano de trabalho que se estende até agosto


Divulgação
José Antonio Parimoschi afirma que as prioridades precisam ter viabilidade técnica
Crédito: Divulgação

A quarta reunião de Plataformas do ano teve como pauta, a elaboração do Plano Plurianual (PPA) 2022-2025. A Unidade Gestão de Governo e Finanças apresentou para os gestores municipais as premissas e o calendário do plano de trabalho que se estende até agosto, quando o PPA é encaminhado para a Câmara Municipal.

“Nosso horizonte de planejamento é a cidade, contudo nosso limite é o PPA 2022-2025”, observou o gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi. A reunião ocorreu de maneira on-line. “Alguns projetos mais estruturais ultrapassam 2025. Porém, precisamos priorizar os projetos e ações que serão realizados na cidade no período definido de quatro anos, considerando os recursos disponíveis e nossa capacidade técnica de execução das políticas públicas. As prioridades precisam ter viabilidade técnica, abrangência social e precisa impactar positivamente na qualidade de vida das pessoas.”

Parimoschi lembrou que, por causa dos impactos da pandemia, o momento tornou-se ainda mais complexo para desenvolver planejamento no Brasil, especialmente em razão das incertezas que pairam sobre o ambiente econômico e o impacto na arrecadação do município.

O diretor de Planejamento e Governança, Fernando Polo, apresentou na reunião uma matriz de responsabilidades, elencando as atribuições específicas de cada Unidade de Gestão na preparação do PPA e os prazos de execução. “Todas as unidades precisam estar alinhadas com o modelo de planejamento desenvolvido”, ele declarou.

O diretor do Departamento de Orçamento, Luiz Fernando Boscolo, recordou aos participantes da reunião que o planejamento precisa ser pensado sempre de acordo com a possibilidade de recursos e, portanto, realista. Também citou o desafio de fazer a preparação do Orçamento correr lado a lado com a do PPA. “Essas duas importantes peças estão nascendo juntas.”

Os próximos passos consistem na estruturação dos programas que irão compor o novo PPA, a partir dos compromissos estabelecidos no plano de governo, bem como a definição das metas para cada ação, para os 4 anos. O processo terá a participação da população, que poderá opinar sobre as prioridades que estão sendo definidas.


Notícias relevantes: