Jundiaí

Frutas preparadas no vapor são uma boa pedida para o outono

Variar no modo de preparo das frutas é importante para que as pessoas sintam vontade de consumi-las


      ALEXANDRE MARTINS
Segundo Ana Carolina as frutas ajudam a aumentar a imunidade
Crédito: ALEXANDRE MARTINS

Com a chegada do outono é interessante inserir mais frutas na rotina alimentar, inclusive variando o modo de consumí-las. As frutas cozidas a vapor, assadas ou in natura são ótimas opções.

Como explica a nutricionista Ana Carolina de Lima Vertuan, de 21 anos, as frutas ajudam a aumentar a imunidade e variar no modo de preparo é importante para que as pessoas sintam vontade de consumi-las.

"Podemos consumir frutas secas, como o damasco e a ameixa. Também temos os chips, que podem ser de maçã, abacaxi e até morango. As geleias são uma alternativa simples, como os sucos e vitaminas. Um preparo bem legal é assar algumas no microondas, como a banana, a maçã ou o abacaxi, ou ainda prepará-las na frigideira", diz.

Normalmente, o que é cozido em imersão na água fervente perde grande parte do valor nutricional. "As maiores perdas ocorrem quando o alimento possui uma quantidade maior de água na sua própria composição. O ideal é cozinhar sempre no vapor, desta forma temos uma redução entre 10 e 30% do valor nutricional. A melhor forma de manter as vitaminas e os nutrientes dos alimentos é cozinhá-los por pouco tempo, reduzindo a exposição ao calor", explica a nutricionista.

COMO REMÉDIO

Entre as frutas do outono estão o abacate, caqui, kiwi, mamão, banana, goiaba e muitas outras. Além de antioxidantes, elas são ricas em vitamina C, agindo para o bom funcionamento dos glóbulos brancos e eliminando os vírus e bactérias.

"Nessa época do ano, o aumento de doenças respiratórias como gripe, resfriados e alergias é muito comum. Muitas pessoas esquecem da hidratação e deixam de lado o consumo das frutas que têm um papel fundamental e ajudam na defesa do organismo", afirma.

Outro aliado para o cozimento das frutas são os temperos. "Especiarias como o cravo, a canela, o mel e o gengibre são uma boa opção para a temporada. Elas devem ser usadas com moderação e equilíbrio, por conta do sabor intenso. Uma pequena quantidade já é suficiente, e pode ser usada no preparo da maçã, pera, banana e do abacaxi", diz Ana Carolina.

(Giovana Viveiros)

BANANA COM CANELA

Confira abaixo uma opção para preparar frutas assadas

Ingredientes

2 bananas (prata ou nanica)

1 colher (sopa) rasa de açúcar mascavo

1 colher (café) de canela em pó

Modo de preparo

Descasque as bananas e corte-as ao meio, no sentido do comprimento. Coloque as fatias com o lado cortado para cima em uma forma. Com a ponta da faca, faça um corte superficial em cima das fatias, sem partir ao meio, só para abertura. Polvilhe a canela em pó, em seguida cubra as fatias com o açúcar mascavo. Por fim, leve ao forno por 8 minutos. Sirva ainda morna.

 


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