Jundiaí

Moradores do Jardim Shangai criam grupo para reivindicar melhorias

Em menos de um mês, o grupo alcançou 312 participantes e já mostra resultados


ALEXANDRE MARTINS
Letícia Pagnan conta que o grupo trouxe resultados com as melhorias
Crédito: ALEXANDRE MARTINS

Inspirados pela rede de apoio do Jardim Bonfiglioli, moradores do Jardim Shangai, loteamento da Vila Hortolândia, em Jundiaí, montaram um grupo no WhatsApp para discutir sobre as necessidades de melhorias do bairro, localizado no Vetor Oeste e, assim, compartilhar as conquistas entre eles.

Com pouco menos de um mês de criação, os dois grupos reúnem 312 participantes e já mostram resultados.

Entre as principais reivindicações estão segurança, sinalização nas ruas, criação de lombadas, melhoria no asfalto, calçamento ao lado do rio e até ciclovia. A administradora de empresas Letícia Pagnan, de 38 anos, fundadora do grupo, se surpreendeu com a união dos moradores.

"Em menos de um mês já conseguimos melhorias. As demandas são colocadas no grupo pelos moradores e entregamos alguns ofícios protocolados para as gestões responsáveis de acordo com os pedidos. Dentro desta proposta, alguns gestores foram adicionados e já conseguimos a poda do mato, que estava muito alto e uma visita para estudo da situação da calçada", revela.

Letícia conta que a criação do grupo foi fundamental para conquistar as melhorias. "Estávamos praticamente esquecidos. Foi muito bonito ver a população se unindo e participando, pedindo melhorias para o bairro. Percebemos que juntos somos muito mais fortes", afirma.

A dona de casa Arlete Alves Ferreira, de 52 anos, descobriu o grupo através de um outro grupo de mães. Ao entrar viu o trabalho que estava sendo realizado. "O interesse foi em buscar benfeitorias para o Jardim Shangai, como calçadas, ponto de ônibus digno, pois só temos de um lado da rua sem nenhuma cobertura, ruas esburacadas, limpeza semanal de garis e o trânsito, que é insuportável nos horário de pico. Cada um sugere o que acha necessário para o bairro e assim buscamos melhorias", relat.

Com o grupo, os moradores ficam sabendo o que acontece no bairro. A artesã Vanusa Vieira Giardi, 51 anos, afirma que a principal melhoria que deseja é uma lombada em frente ao condomínio onde mora. "Já aconteceram alguns acidentes aqui em frente com atropelamento e até morte. Com isso, pensei em fazer um abaixo assinado para conseguir a lombada na saída do condomínio, pois ninguém respeita a velocidade permitida. Até que vi a oportunidade quando mandaram o link para o grupo do bairro no grupo dos moradores do condomínio. Quando entrei, vi que estava dando resultados porque agiam de imediato", afirma.

Vanusa conta que a ação mais rápida que observou foi a inserção da Guarda Municipal, levando mais segurança ao bairro. "Começaram a ocorrer muitos roubos na ciclovia e quando pedimos mais segurança, de repente tinha um grande número de viaturas e guardas garantindo mais confiança para os moradores realizarem suas atividades físicas", revela.

(Mariana Checoni)

 


Notícias relevantes: