Jundiaí

Variação climática aumenta doenças respiratórias

Cansaço, falta de ar e dificuldade para respirar são sinais de alerta para o período


             ALEXANDRE MARTINS
Ana Paula Felgueiras diz que é preciso atenção aos sinais de alerta
Crédito: ALEXANDRE MARTINS

A variação térmica comum nos dias de outono faz com que as alergias respiratórias como asma, rinite, resfriado e sinusite apareçam com mais frequência, principalmente em crianças. Apesar da incidência, o Hospital Universitário registrou uma queda de 20,6% nos atendimentos e isto se deve ao receio dos familiares em levar as crianças ao hospital. Foram 323 atendimentos de janeiro a abril contra 407 no mesmo período do ano passado.

A pediatra e diretora técnica do HU, Ana Paula Felgueiras, afirma que é preciso ficar atento aos sinais de alerta. "Cansaço, falta de ar e dificuldade para respirar são sinais de alerta. Em bebês, podemos observar esses sintomas quando a barriga afunda muito ao respirar. O nariz abre excessivamente e ele emite gemidos toda vez que tenta puxar o ar. Nesse momento, é fundamental procurar ajuda médica para que o caso não se agrave.

Com um filho de 1,9 anos, a fisioterapeuta Valéria Rivero Alonso, de 33 anos, diz que utiliza umidificador de ar para deixar o ambiente mais agradável para o pequeno Pedro. "Uso como medida de prevenção e conforto para ele dormir melhor a noite. Sinto uma qualidade muito melhor no sono dele. Nos dias que utilizo, além dele dormir melhor a noite, tem um sono mais tranquilo. Quando não ligo, ele acorda com sede", afirma.

DICAS

Para ajudar a prevenir as crises, a pediatra dá algumas dicas do que fazer quando as alterações climáticas começam. Manter uma boa hidratação, fazer higiene nasal com soro fisiológico e manter o ambiente bem arejado são algumas delas.

"É importante as crianças dormirem agasalhadas, além de contar com o auxílio de itens que ajudem a manter o ar umidificado, como umidificador de ar ou baldes de água, especialmente quando a criança for dormir, mas sempre lembrando de realizar a higienização e não deixar a noite toda, pois pode derrubar a temperatura do ambiente", afirma.

Nesta época é importante tomar as vacinas. "Pelo momento que vivemos, muitas mães estão com medo de vacinar os filhos, porém essa é uma ação muito importante, que pode ajudar a prevenir futuras doenças", afirma.

(Mariana Checoni)

 


Galeria de Fotos


Notícias relevantes: