Jundiaí

Audiência amplia debate e responde dúvidas da população


DIVULGAÇÃO
A audiência ocorreu ao vivo, mas de maneira virtual em alguns canais
Crédito: DIVULGAÇÃO

As Unidades de Gestão de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia e Governo e Finanças realizaram recentemente uma audiência pública para discutir o projeto de Lei do Novo Sistema Jundiaí de Inovação.

A audiência, devido ao momento de pandemia, ocorreu de maneira virtual, em transmissão ao vivo pelos canais do Facebook e Youtube da Prefeitura de Jundiaí e da TVTEC, além do canal 24 da NET.

A apresentação foi dividida em três partes. O prefeito Luiz Fernando Machado abriu a apresentação com os principais indicadores sociais e econômicos de Jundiaí, falando dos dados da economia local e os objetivos gerais do Sistema Municipal de Inovação, além de ressaltar que Jundiaí é a segunda melhor cidade no Ranking Macroplan de Desafios municipais - 2021 e a 8° colocada no Ranking Connected Smart Cities de 2020 entre cidades de 100 a 500 mil habitantes.

"Nossa missão é levar a cidade entre as primeiras colocadas e vamos fazer isso com novo sistema de inovação. Com esse projeto de lei, Jundiaí demonstra seu protagonismo. Se o momento é de crise, Jundiaí está inovando. Não dá para falar em desenvolvimento, sem incluir as pessoas. Vamos avançar e desenvolver, incluindo as pessoas", explicou.

Segundo o prefeito, o objetivo geral da nova Lei de Inovação Sistema Municipal de Inovação é o de impactar as três dimensões do desenvolvimento: fomento da economia, aumento da qualidade de vida dos cidadãos e eficiência nas operações urbanas.

Na segunda parte, o gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi, detalhou as estratégias de desenvolvimento do município, as ações inovadoras no serviço público municipal e os objetivos específicos do projeto de ecossistema municipal de inovação.

"Quando retomarmos pós pandemia, temos que estar preparados para os desafios que virão e o desafio é elevar Jundiaí a uma cidade conectada, inteligente e sustentável, sempre com foco voltado ao cidadão. Este novo sistema vai antecipar cenários futuros e isso é fundamental para o atendimento qualitativo das mais diferentes áreas, dentre elas, saúde, educação, transporte, segurança, desenvolvimento social, econômico e ambiental e outras. Inovação não é só tecnologia, é integrar todas as políticas públicas em busca da qualidade de vida das pessoas", explicou.

Segundo Parimoschi, Jundiaí já tem projetos consistentes que utilizam de inovação e vai inovar em outros. "São projetos grandiosos como montar um quadrante de uma cidade inteligente no Vetor Oeste para atrair empresas de tecnologias. O projeto será uma revolução no local. Projeto de espalhar pela cidade um conjunto de startups em espaços coworking. Uma cidade inteligente é para todos, é para atingir os mais vulneráveis."

A terceira parte foi apresentada pelo gestor de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Cristiano Lopes apresentou os objetivos estratégicos do projeto de lei de inovação e ressaltou a importância da audiência e da pesquisa digital que acontece até o dia 6 de maio. ]

Lopes explicou que o Projeto de Lei de Inovação conta com 10 objetivos estratégicos, alinhados à Agenda 2030 e aos ODS. "Objetivos voltados para melhorar a dinâmica da economia local, dar início a uma intensa agenda de desenvolvimento, com apoio a empresas e startups e modernizar a legislação local voltada para a inovação, de forma alinhada com as regulamentações federais mais recentes."

Participaram ainda da audiência, via on-line, alguns convidados, além da população por meio do chat. Ao final, espectadores tiveram suas dúvidas sanadas.

PESQUISA

Além da audiência, a Prefeitura, em parceria com a Companhia de Informática de Jundiaí (Cijun), desde o último dia 20 de abril disponibilizou link para pesquisa digital para contribuições de toda sociedade para a estruturação do projeto de Lei do Novo Sistema Jundiaí de Inovação. A pesquisa acontece até o dia 6 de maio e visa ampliar a participação da sociedade na construção deste importante projeto.

Quem quiser contribuir sobre o desenvolvimento de cada um dos dez objetivos estratégicos que nortearão a elaboração do Sistema Jundiaí de Inovação deve entrar no link e responder as questões.


Notícias relevantes: