Jundiaí

Jundiaí organiza vacinação de gripe para idosos com agendamento e Dia D

As agendas para o 'mutirão' serão abertas pelos canais digitais (APP Jundiaí e site da prefeitura)


Divulgação
Vacinação contra a gripe vai contar com agendamento
Crédito: Divulgação

Ao contrário dos outros anos, Jundiaí organiza a segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe), dedicada aos idosos acima de 60 anos, com agendamento e aplicação a partir do Dia D, sábado (15), em Unidades Básicas de Saúde (UBSs) determinadas em todas as regiões da cidade. As agendas serão abertas pelos canais digitais (APP Jundiaí e site da prefeitura). Os acamados do grupo serão agendados pelas equipes das UBSs de referência e terão a aplicação em casa, a partir do dia 11, segunda-feira.

A escolha pelo agendamento para a vacinação contra a influenza se dá para evitar a aglomeração da população idosa. “Como os resultados têm sido efetivos com a covid-19, a sistemática será a mesma com a gripe. As agendas serão abertas para as pessoas escolherem o melhor horário e local para a aplicação no Dia D. Após, outras agendas serão abertas para o atendimento da população”, explica a enfermeira da Vigilância Epidemiológica (VE) Maria do Carmo Possidente.

No Dia D estarão abertos as UBSs e os postos fixos: UBS Novo Horizonte (prédio antigo), Centro comunitário do Eloy Chaves, salao paroquial da Igreja da Colônia, UBS Tamoio, UBS Esplanada, Nova UBS Maringá, UBS Rio Branco, UBS Caxambú, UBS Morada das Vinhas e CEU das Artes.

De acordo com a diretora de Atenção Básica da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), Andreia Pinto de Souza, o atendimento será das 8h às 17h, no sábado 15/05, obedecendo aos agendamentos. “As equipes de Saúde estão com duas grandes campanhas de vacinação em andamento de forma simultânea. Por isso, a estratégia adotada visa a adequação de prazos necessários para os públicos com mais de 60 anos para a intercalação das doses e priorizando a vacinação da COVID-19”, argumenta, lembrando da necessidade de ao menos 14 dias de intervalo entre a aplicação das doses de COVID-19 e Influenza.

De 17 a 21 de maio, será oferecido o sistema ‘Drive-thru – Gripe’ no Parque da Uva das 9h30 às 13h na segunda, quarta e sexta-feira e, das 17h às 20h na terça e quinta-feira. O atendimento também será agendado com a abertura feita semanalmente nos canais digitais da Prefeitura de Jundiaí.

Demais grupos

Ainda estão sendo sendo vacinados, crianças entre seis meses e menores de seis anos, gestantes, puérperas e profissionais da saúde. Esses permanecem com atendimento direto na UBS de referência sem agendamento, durante o período de funcionamento da sala de vacinação do local. Vale lembrar que, não estão aplicando doses as unidades Nova UBS Jardim do Lago, Marlene/Hortolândia e antiga UBS Jardim do Lago. Os idosos sem acesso à internet podem procurar sua UBS de referência a partir de 17/05.


Notícias relevantes: