Jundiaí

Festas de Santa Rita e N. Sra. de Fátima acontecem neste mês

As celebrações acontecem de forma on-line e presencial, com restrição de fiéis


ARQUIVO JJ
O padre Antônio dos Santos diz que as celebrações serão como em 2020
Crédito: ARQUIVO JJ

As tradicionais festas religiosas em comemoração à Nossa Senhora de Fátima, dia 13, e à Santa Rita de Cássia, no dia 22, acontecem de forma on-line e presencial, com restrição de fiéis, mas com bênção de rosas, carreata, e venda de bolos.

A paróquia Nossa Senhora de Fátima, da Vila Hortolândia, em comemoração a sua padroeira, promove até dia 12 sua tradicional novena. No dia 13, data da santa, haverá missa ao longo dia.

A igreja não tem venda de nenhum item neste período, mas organiza um campanha de arrecadação de alimentos não perecíveis.

Devota de Nossa Senhora de Fátima, Daniele dos Santos Oliveira, frequenta a comunidade no bairro Medeiros desde pequena. Este ano ela participa da 20ª novena e diz que só tem a agradecer pelas graças recebidas.

"Preparamos a festa em janeiro e são treze dias de missa, cada dia com um padre. Este ano a tradicional carreata foi suspensa, mas quem participar da missa ganhará um terço, símbolo da santa", comenta.

A novena aconteceu de forma on-line. "A missa foi transmitida para os fiéis que não puderem acompanhá-la presencialmente", comenta.

SANTA DAS ROSAS

O padre da paróquia Santa Rita de Cássia, do Cecap, Antônio Carlos dos Santos, diz que as celebrações à santa que dá nome à paróquia tiveram início no Dia das Mães e prossegue até o dia 22.

Santa Rita é considerada pelos fiéis como santa das causas impossíveis. "Começamos a trezena de Santa Rita no último domingo, mas neste ano teremos a nossa tradicional carreata com entrega das rosas, como nos anos anteriores", adianta.

O padre destaca que a programação terá missas diárias em dois horários e a carreata acontecerá no dia 16, após a missa das 15h. Tanto o botão de rosa, característico da celebração, quanto a fatia de bolo da festa serão vendidos a R$ 4.

As vendas são feitas sob encomenda e a retirada acontece no dia 22.

(Nathália Sousa)

SERVIÇO

Para acompanhar presencialmente as missas em todas as igrejas mencionadas, é necessário o agendamento prévio.

Cecap: Santuário Diocesano Santa Rita de Cassia: rua Antônio Graciadio, 352, Cecap. (11) 4582-0612/(11) 96919-4856.

Vila Hortolândia: Paróquia Nossa Senhora de Fátima: rua Guatapará, 26, Vila Hortolândia. (11) 4582-4923/(11) 4582-5888.

Medeiros: A comunidade Nossa Senhora de Fátima: rodovia Dom Gabriel Bueno Paulino Couto, km 69,5, Medeiros. (11) 4525-0820.

 


Notícias relevantes: