Jundiaí

Montagem de terrários se torna fonte de equilíbrio e de renda

NATUREZA Os terrários e mini terrários se tornaram comuns nas decorações, mas também fonte de renda para quem fez do hobby um 'ganha-pão'


ALEXANDRE MARTINS
Yasmin Rezende e o marido abriram uma loja para vender os produtos
Crédito: ALEXANDRE MARTINS

Além de reproduzirem um pedaço da natureza dentro e fora de casa, inclusive com todas as condições ambientais para os seres vivos, os terrários e mini terrários se tornaram comuns nas decorações, mas fonte de renda para quem percebeu que é possível ganhar dinheiro com esta montagem.

Cactus, suculentas e algumas plantas específicas podem fazer parte desta montagem. A professora Yasmin Borssatto Carboneri Rezende, proprietária de uma loja especializada em suculentas, cactos e terrários, resolveu tentar alguma atividade diferente para se distrair e aliviar o estresse durante a pandemia.

O trabalho deu tão certo que agora ela vende o que monta. "Sempre lidei com suculentas e cactos, me lembrei que minha já mãe havia feito um curso e quis resgatar algumas técnicas. Hoje eu produzo as peças e meu marido cuida da administração", diz.

Ela encontrou um curso on-line com técnicas e dicas de empreendedorismo e, junto com o marido abriu uma loja. "Me senti preparada para produzir terrários, entramos no mercado no ano passado e em abril inauguramos nossa loja física", afirma.

A mãe de Yasmin auxilia na confecção dos terrários. "Começamos o trabalho com paciência e cuidado. Enquanto monto, já vou pensando nas plantas e no tipo de pequeno mundo que vou criar. Cada terrário conta uma história", diz.

Enquanto trabalha, Yasmin sente paz e tranquilidade. "É meu momento de colocar as mãos na terra e interagir com a natureza, sem pensar em problemas ou preocupações. Me sinto realizada em saber que a peça que eu criei poderá fazer outras pessoas felizes" diz.

O faturamento não é alto, mas aumenta nas datas comemorativas. "O objetivo é tornar as vendas mais constantes durante o ano todo", afirma Yasmin.

O terrário ou mini terrário é um ecossistema fechado e em equilíbrio. Esse equilíbrio faz com que a planta consiga sobreviver mesmo em um espaço fechado, pois simula as condições ideais de um espaço na natureza, como se fosse uma floresta.

Os terrários fechados em equilíbrio não necessitam praticamente de manutenção nenhuma por anos e anos, por ser autossustentável.

ALTERNATIVA

Para unir o útil ao agradável, quer dizer, ganhar dinheiro e desestressar, a cabeleireira Letícia Cristina Gomes das Neves, de 27 anos, fez um curso para aprender a montar terrários. "Uni meu amor por plantas com o horário flexível e o cuidado com a minha família. Eu faço terrários e mini jardins com muita atenção e carinho", afirma.

O trabalho funciona como terapia, mas confessa que tem crescido a ponto de ganhar uma renda. "Pra mim, funciona como uma terapia. Me desligo do mundo enquanto trabalho com a natureza, me fascina bastante. Hoje sou mais calma e consciente com o planeta", diz Letícia.

Os terrários são uma boa opção para quem não tem muito tempo pois sua manutenção é fácil. "Existem alguns que demoram até quatro meses para precisar regar de novo. É ótimo para quem quer decorar a casa com plantas mas não tem tempo para muitos cuidados", explica.

Os vasos de terrários variam de R$ 15 a R$ 120, dependendo do tamanho da montagem.

SIGA NAS REDES

Terrarium Jundiaí:
Instagram @terrarium.jundiai

Mundo no Vidrinho:
Instagram @mundonovidrinho


Galeria de Fotos


Notícias relevantes: