Jundiaí

Centros Universitários prestam atendimento pós-covid gratuito em Jundiaí

Pacientes com sequelas recebem atendimento fisioterápico e psicológico gratuito


DIVULGAÇÃO
Professores supervisionam alunos durante atendimento na Unianchieta
Crédito: DIVULGAÇÃO

Com o objetivo de auxiliar pacientes recuperados da covid que ficaram com alguma sequela, centros universitários em Jundiaí estão oferecendo tratamento fisioterápico e psicológico gratuito.

FISIOTERAPIA

A Unip Jundiaí oferece tratamento gratuito para pacientes pós-covid, com participação dos alunos de último ano do curso de fisioterapia, supervisionados por professores e coordenadores.

O tratamento consiste em realizar exercícios aeróbicos, de fortalecimento, flexibilidade e resistência, variando conforme o quadro do paciente. Quando necessário, é feito o encaminhamento para outros profissionais da Saúde.

Há uma triagem em que o paciente deve apresentar exames e receituário. É necessário encaminhamento médico para iniciar o tratamento, podendo haver exceções conforme o caso do paciente.

A Clínica da Saúde localizada no Campus Pedro Fornari, da Unianchieta, oferece atendimento fisioterápico após avaliação individual do paciente, para traçar um plano de tratamento específico, combinando exercícios respiratórios e de fortalecimento muscular.

A coordenadora do curso de fisioterapia, Renata Pletsch Assunção, fala sobre o projeto. "Atender pacientes pós-covid é um desafio para os profissionais e alunos. A prática é ótima para o futuro profissional deles e para o bem-estar dos pacientes", diz.

O atendimento é prestado pelos alunos do último ano com supervisão de professores. Para agendar uma avaliação, é necessário entrar em contato com a Clínica, de segunda a sexta das 7h às 18h, pelos telefones (11) 99629-4528 ou (11) 4527-3444, pelo ramal 4553.

PSICOLOGIA

Além de fisioterapia, a Unianchieta oferece tratamento psicológico para quem teve a doença ou perdeu um parente para o vírus. O coordenador do Centro de Psicologia Aplicada, Fernando Pessotto, fala sobre o serviço. "Os atendimentos regulares fazem parte da formação do aluno, mas agora estamos com um plantão para atender dificuldades mais pontuais dos pacientes, com suporte emergencial e orientações", explica.

O plantão era um projeto que foi impulsionado pela pandemia e disponibiliza até três encontros, com duração de 50 minutos, para ouvir e orientar pacientes. Entre eles, boa parte busca apoio após se recuperar da covid ou perder um parente. "Não se trata de um acompanhamento, é um suporte oferecido pelos alunos. Se necessário, indicamos para tratamento psicológico contínuo", afirma.

O atendimento psicológico é virtual, de segunda e terça das 17h às 21h e aos sábados, das 8h às 12h. O acesso é pelo link https://www.anchieta.br/plantaopsicologico.

A Faculdade Anhanguera de Jundiaí também oferece atendimento psicológico, com vagas abertas para atendimentos presenciais e on-line para pessoas em luto devido à covid-19. Para cadastro, os interessados podem ligar para (11) 3109-0619 ou (11) 3109-0610.

 


Galeria de Fotos


Notícias relevantes: