Jundiaí

Jundiaí aplica 12 mil doses de vacina entre Dia D do Influenza e vacinação contra a covid-19

As equipes da Prefeitura de Jundiaí agendaram a aplicação de 12 mil doses de vacinas para os públicos determinados para cada imunizante, neste sábado (15), até as 16h


Divulgação
Vacinação contra a gripe contou com o Zé e a Maria Gotinha para orientar a população
Crédito: Divulgação

Em 10 postos de vacinação contra a Influenza e dois postos específicos para a covid-19, organizados pela Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), as equipes da Prefeitura de Jundiaí agendaram a aplicação de 12 mil doses de vacinas para os públicos determinados para cada imunizante, neste sábado (15), até as 16h.

Os idosos com 60 anos ou mais (agendados) e os professores das redes públicas e privadas (demanda livre) respondem por 10 mil doses de vacina contra a Influenza reservadas para aplicação no dia. Dona Elizabete Polessi de Lima, 67 anos, moradora na Vila Helena, recebeu uma das doses de Influenza. Ela se agendou para a aplicação na Nova UBS Maringá. Animada, a idosa se diz tranquila. “Já recebi a dose da covid-19 e agora a da gripe. Mas é necessário manter o cuidado com o uso de máscara, higienização das mãos e manter o distanciamento. Todos precisam se cuidar”, comenta.

Morador na Vila Rami, Angeli Gimenez Figueira, 77 anos, tomou as duas doses contra covid-19 entre março e abril, neste sábado (15) pode tomar a vacina contra a gripe e estava feliz da vida. “Eu não tomava essa vacina contra a influenza, mas há dois anos comecei a tomar e estou muito satisfeito. Nunca mais tive gripe”, comemora.

Já dona Vera Lucia Bergu foi até o Complexo Educacional, Cultural e Esportivo (CECE) Aramis Polli para receber a primeira dose de vacina contra a covid-19, pelo grupo de pessoas com comorbidades e idade entre 55 a 59 anos. “Todos estão de parabéns. A equipe a Prefeitura está de parabéns pela organização, atenção e cuidado com a população”, elogiou a mulher logo após receber a dose de vacina AstraZeneca.

Credito: Divulgação / Descrição: Vera Bergu comemorou a vacinação e elogiou a organização do CECE Aramis Polli

 

Atenção aos prazos

De acordo com a enfermeira da Vigilância Epidemiológica (VE) Maria do Carmo Possidente, a aplicação neste sábado segue até 16h. “No momento estão em andamento duas campanhas simultâneas de vacinação: Influenza e covid-19. As pessoas que estão no aguardo da recepção da dose contra a covid-19, devem priorizar a vacina contra o Novo Coronavírus. É necessário o intervalo de 14 dias entre uma dose e outra, por isso as pessoas devem, antes de buscar pela imunização contra a gripe, verificar o cartão de vacinação da covid-19”, explica.

A enfermeira explica que quem recebeu a vacina contra a covid-19 no dia 26 de fevereiro ou entre 1 a 6 de março a primeira dose de AstraZeneca ou entre 24 a 27 de abril a primeira dose de Coronavac, deve aguardar para receber a segunda dose contra a covid-19, que terá agendamento nesta semana.


Galeria de Fotos


Notícias relevantes: